Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2)

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Conteúdo do teste


  1. Pergunta 1
  2. 1 ponto
  3. No ano de 1517, o monge agostiniano alemão Martinho Lutero publicou as “95 Teses”, nas quais fazia críticas às práticas e aos dogmas da Igreja Católica do seu tempo. Entre os diversos aspectos do luteranismo, assinale a opção que corresponde à ênfase de que apenas através da ação individual o ser humano pode conquistar a salvação da alma. 
  4. Lutero considerava que a relação entre o indivíduo e Deus deveria ser direta, sem a interferência dos sacerdotes, pois cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, além de ela ser responsável pelos seus próprios atos e pelo arrependimento. 
  5. A venda de indulgências, o “perdão dos pecados”, o que fazia com que as pessoas mais ricas não se arrependessem de fato dos seus erros, mas sim comprassem um lugar no paraíso, sendo que, supostamente, a Igreja Católica teria a autoridade de fazer a intermediação da venda, algo concedido por Deus. 
  6. A condenação à idolatria dos santos, das imagens e das relíquias, permitidas pela Igreja Católica. 
  7. A defesa de que o dinheiro arrecadado dos fiéis, através dos dízimos e das ofertas, deveria ser investido na própria paróquia de origem, e não enviado para Roma, sede da Igreja Católica. 
  8. A realização dos cultos em língua pátria, não mais em latim, que dificultava a compreensão por parte dos fiéis. 


💡 4 Respostas

User badge image

Amanda Gomes

Lutero considerava que a relação entre o indivíduo e Deus deveria ser direta, sem a interferência dos sacerdotes, pois cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, além de ela ser responsável pelos seus próprios atos e pelo arrependimento.

7
Dislike1
User badge image

Ailton Sylva

  1. Lutero considerava que a relação entre o indivíduo e Deus deveria ser direta, sem a interferência dos sacerdotes, pois cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, além de ela ser responsável pelos seus próprios atos e pelo arrependimento. 


3
Dislike1
User badge image

ELIS LANDY NEIVA FREITAS

HISTÓRIA DA EDUCAÇAO

Educação voltada para a formação militar, era obrigatória, estava sob os cuidados do Estado e era chamada de agogê. Os meninos desde pequenos eram afastados da família, e permaneciam nas casernas até envelhecerem. Eles eram levados a treinar saltos, natação, corrida e lançamentos de dardo e de disco. Essa definição se refere à Educação:

 (Ref.: 202216588629)

Ateniense

Como herança do mundo grego

Romana

Grecorromana

Espartana


  1 ponto

2.

Agostinho de Hipona defendeu em seus escritos que os homens podem alcançar a Verdade. Com base nessa ideia, os homens poderiam atingir tal propósito:

 (Ref.: 202216610909)

Pela ação transcendental das virtudes sendo um exemplo.

Pela dialogia e a percepção que Deus é uma fagulha dentro de cada um.

Pelo diálogo clerical e o exercício monástico.

Pela relação mestre discípulo, trilhando o caminho da iluminação.

Pelo debate em grupo e pelas discussões públicas e duelos conceituais.


  1 ponto

3.

Agostinho de Hipona foi um dos nomes de grande relevância na Alta Idade Média. Além de filósofo e teólogo, esse clérigo exercia outra ocupação eclesiástica na cidade de Hipona na África. Com base nas alternativas, a função do mestre era?

 (Ref.: 202216587776)

Instruir os alunos no caminho da fé, explicando a essência de Deus por meio de uma retórica adequada.

Seguir os preceitos da filosofia clássica, em especial de Platão, mostrando como esta deveria ser a base do conhecimento.

Ensinar aos discípulos como Jesus foi o Salvador e isso bastava, devendo se afastar dos conhecimentos mundanos.

Promover a dialogia e a troca constante de traços socioculturais como forma de universalizar o conhecimento.

Atuar como mestre e condutor, buscando demonstrar que o processo de repetição dos passos de Jesus era o caminho do conhecimento.


  1 ponto

4.

Dentre as grandes divisões de tempo realizadas pelos historiadores, há a divisão entre a Pré-História e a Idade Antiga. Qual, dentre as alternativas a seguir, indica a característica que foi utilizada para estabelecer essa divisão?

 (Ref.: 202216587277)

O surgimento do teatro grego em Atenas.

O movimento de migração para a América pelo Estreito de Bering.

O surgimento da escrita.

A colonização da Nova Zelândia.

A construção das grandes pirâmides do Vale dos Reis.


  1 ponto

5.Em 1517, Martinho Lutero, que até então era um monge agostiniano, afixou nas portas da igreja de Wittenberg as 95 teses que produziu sobre o exercício do cristianismo, criticando a Igreja Católica da época. Dentre as alternativas abaixo, qual não era uma das críticas realizadas pelos movimentos protestantes contra a Igreja Católica?

 (Ref.: 202216581359)

Acumulação de riqueza pela Igreja.

Salvação pelos atos.

A venda de indulgências.

Construção de igrejas.

Adoração a imagens.


  1 ponto

6."Os pais não se contentavam mais em pôr filhos no mundo, em estabelecer apenas alguns deles, desinteressando-se dos outros. A moral da época lhes impunha proporcionar a todos os filhos, e não apenas ao mais velho, - e, no fim do século XVII, até mesmo às meninas - uma preparação para a vida." (ARIÈS,1986: p.277). Philippe Ariès, estudioso da infância, aponta que a forma como as famílias se organizavam passou por mudanças. Qual, dentre as classes sociais apresentadas a seguir, corresponde à que alavancou tais mudanças e foi mais alterada por elas?

 (Ref.: 202216592927)

Burguesia

Nobreza

Plebe

Clero

Artistas


  1 ponto

7.A educação a distância (EaD) é um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias nas quais professores e alunos estão separados espacial e(ou) temporalmente. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

 (Ref.: 202216607806)

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), proporcionados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), são os únicos meios de realização da educação a distância.

Com o avanço das tecnologias de comunicação virtual, o conceito de presencialidade se altera, mudando o conceito de curso, de aula, que passa a existir em um tempo e em um espaço cada vez mais flexíveis.

A avaliação da educação a distância precisa ser realizada presencialmente pelo fato de não existirem mecanismos de avaliação virtual que sejam eficazes.

Os cursos oferecidos na modalidade a distância não são os mesmos daqueles ofertados presencialmente, pois as aulas práticas não podem ser realizadas por meio de ambientes virtuais.

Com a educação a distância, há a possibilidade de interação online. Esse é um processo de mudança uniforme e fácil que depende apenas da motivação e da vontade das pessoas.


  1 ponto

8.Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:

I - Promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;

II - Institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;

III - Extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;

IV - Assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.

São corretos apenas:

 (Ref.: 202216587384)

II e III.

III.

I e III.

I e IV.

II e IV.


  1 ponto

9.Uma das reformas ocorridas na educação brasileira durante a ditadura militar foi a Reforma de 1971 (lei n° 5692/71). Identifique, nas alternativas abaixo, qual não corresponde às mudanças trazidas por essa lei:

 (Ref.: 202216601733)

Instituiu a reforma do ensino superior.

Obrigatoriedade escolar passou de 4 para 8 anos.

Obrigatoriedade do ensino profissionalizante.

Estabelecimento do ensino supletivo.

Crescimento do ensino privado.


  1 ponto

10.A atual Constituição brasileira foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Um dos avanços trazidos por esse documento foi o estabelecimento do papel e responsabilidade do Estado em garantir Educação para todos. Assinale a principal garantia que consta no artigo 208:

 (Ref.: 202216587382)

Defesa de uma educação tecnicista.

Obrigatoriedade e gratuidade do ensino fundamental para toda a população.

Estabelecimento do ensino privado.

Instituição da disciplina Educação Moral e Cívica.

Obrigatoriedade do ensino religioso.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais