Buscar

Sobre a Nova História Inglesa, assinale a alternativa CORRETA

Na obra de Thompson, embora as ideias sejam provenientes de um único corpus, elas não são, de modo algum, escassas. Além disso, Thompson tem uma disposição acentuada para criticar ideias, mesmo as recebidas da história da esquerda, confrontando-as com os fatos que podem refutá-las. É o que faz com o clássico conceito marxista de classe. No início da segunda metade do século XX, a historiografia passa por um processo de renovação. Os atores dessa renovação foram os historiadores de esquerda que romperam com o Partido Comunista Inglês descontentes com o governo soviético de Josef Stálin.  Sobre a Nova História Inglesa, assinale a alternativa CORRETA:


a) A Nova Esquerda Inglesa propunha, em consonância com as ideias marxistas de tempo, marcadamente mecanicista, uma história alicerçada nas relações de poder e nas lutas de classe.

b) Edward Palmer Thompson foi um dos principais historiadores da Nova Esquerda Inglesa. Em seus trabalhos buscou afirmar as principais teorias de Marx, como a questão do materialismo histórico.

c) A Nova Esquerda Inglesa influenciou diversos intelectuais em toda a Europa. Um dos principais grupos influenciados foram os historiadores dos Annales, como Lucien Febvre e Marc Bloch.

d) Uma das principais influências da Nova Esquerda Inglesa para a historiografia foi a superação da noção de tempo evolucionista e linear, característica fundamental dos historiadores marxistas.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais