Buscar

quais são os sintomas apresentados na neurose obsessiva

💡 2 Respostas

User badge image

Mónica Paulino

Nos casos de neurose obsessiva, os sintomas são de tendências contraditórias – ou de natureza negativa, como proibições, penitências, ou satisfações substitutivas, em disfarce simbólico; nesses pacientes, a ambivalência se mostra como um fator fundamental, ou seja, a uma ação determinada, se segue um segundo ato que anula essa primeira ação. Freud demonstra, ao descrever teoricamente a obsessão em “Notas sobre um caso de neurose obsessiva”, que o neurótico cria ele mesmo, nesses casos, impedimentos para a realização de seus juramentos, por medo da sanção que ele mesmo se colocou – o paciente cria situações complicadas, difíceis de resolver, gerando um tormento para si. O sintoma, em casos de neurose obsessiva, representa então o compromisso feito pelo sujeito de duas idéias contraditórias. Esse sintoma obsessivo se dá no pensamento desses pacientes, com o que Freud denomina inicialmente de ‘idéias obsessivas’ e depois de ‘pensar obsessivo’; nesses casos se estabeleceria então uma base de pensamento patológico, sendo muito comum os obsessivos ficarem presos por uma cadeia interminável de pensamentos..

1
Dislike0
User badge image

Ana Flavia

Nos casos de neurose obsessiva, os sintomas são de tendências contraditórias – ou de natureza negativa, como proibições, penitências, ou satisfações substitutivas, em disfarce simbólico; nesses pacientes, a ambivalência se mostra como um fator fundamental, ou seja, a uma ação determinada, se segue um segundo ato que anula essa primeira ação.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais