Buscar

Mapa de Empreendedorismo- Unicesumar... Alguém para trocar informações sobre esse mapa

Dentro da engenharia de produção, a indústria 4.0 tem nos levado a passar por uma série de transformações. A indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial teve sua primeira menção pública em 2011, em Hanover na Alemanha. Ela é baseada em um complexo tecnológico com o objetivo de automatizar os métodos industriais por meio de conceitos de transformação digital, como a computação em nuvem ou a Internet das Coisas. Ou seja, o enfoque aqui são as fábricas inteligentes, as quais tornam os processos produtivos autônomos, eficientes e customizáveis. 

Essa 4ª Revolução Industrial exige uma postura do engenheiro cada vez mais proativa e empreendedora na busca por soluções dentro e fora da empresa que ele trabalha. A capacidade de empreender continuamente é cada vez mais necessária, pois precisamos nos reinventar e dar novos significados para aquilo que já temos.

Pensando nesse contexto, o nosso mapa tem o propósito de levar você a identificar qual é o seu perfil empreendedor e desenvolver uma ideia para que ela se torne uma proposta de valor através das técnicas do modelo de negócios.

 

​Para isso, siga os seguintes passos:


1) A identificação do seu perfil empreendedor é algo fundamental para a construção do modelo de negócios. Como primeira etapa é importante que você consiga identificar quais características suas são consideradas como empreendedoras para saber o seu perfil. Para isso, veja como são as caraterísticas dos empreendedores de sucesso, apresentadas na página 23 do nosso livro didático. Após isso, descreva duas características suas que são consideradas como as dos empreendedores de sucesso. 

 

2) Desenvolva uma proposta de valor. 

Com exemplo eu vou trazer a Uber, com a proposta inicial de ser um táxi de luxo oferecendo carros como Mercedes, ela acabou se tornando sinônimo de mobilidade urbana com custos acessíveis. Com isso é possível observar que toda grande empresa teve como ponto de partida uma ideia até a sua proposta de valor. O nosso estudo de caso apresenta um passo a passo do que é uma proposta de valor, corre e assiste para conhecer sobre esse elemento tão importante. Seguindo esse raciocínio, a sua tarefa é fazer uma análise de alguma necessidade para construir a sua proposta de valor. Seguem algumas sugestões de áreas que você pode construir sua proposta de valor:

- Consultoria na área de engenharia de produção.

- Gestão da qualidade;

- Ergonomia e segurança do trabalho;

- Gestão de custos.

 

A proposta de valor busca resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades.

 

3) Descreva o segmento de cliente. 

Após a construção da proposta de valor, o segmento de clientes busca definir quem são as pessoas que serão atendidas e que farão uso do serviço ou produto que você está desenvolvendo. Esse segmento de cliente poderá ser: mercado de massa, nicho de mercado, segmentado, diversificada ou plataforma multilateral.

 

4) Explique como ocorrerá o relacionamento com cliente. 

Enquanto empresa você deverá esclarecer o tipo de relação que deseja construir com cada um de seus segmentos de clientes. Responda perguntas como: Que tipo de relacionamento cada um dos meus segmentos de clientes espera que eu estabeleça com eles? Qual o custo de cada um desses tipos de relacionamentos?

Categorias de relacionamento com clientes que você pode descrever no seu modelo de negócios:

- Assistência pessoal: com base na interação humana.

- Assistência pessoal dedicada: dedicação de um representante específico para um cliente individual. 

- Self-service: não há um relacionamento direto com o cliente, mas a empresa fornece meios necessários para que os clientes se sirvam.

- Serviços automatizados: existe a mistura mais sofisticada de self-service com processos automatizados. Exemplo: perfis online virtual que oferece atendimento por chat online.

- Comunidades: uso de comunidade de usuários para o envolvimento de clientes e demais interessados para facilitar as conexões entre membros da comunidade.

- Cocriação: empresa trabalha de forma conjunta com o cliente para criar valor e juntos desenvolverem soluções, como é o caso do YouTube que têm diversas pessoas que desenvolvem vídeos e postam na sua plataforma.

💡 2 Respostas

User badge image

Francisco Jr. Jr.

Estou com dúvidas também
Quero uma ajuda.
0
Dislike0
User badge image

Liziane Lizz

olá, sou assessora acadêmica, entre em contato pelo número 031999215528 e posso lhe ajudar :-)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais