Buscar

O movimento de materiais através da membrana plasmática é fundamental para a sobrevivência da célula.

O movimento de materiais através da membrana plasmática é fundamental para a sobrevivência da célula. Através deste processo entram nas células substâncias que irão auxiliar as reações metabólicas e saem das células restos metabólicos e produtos celulares a serem exportados. Considerando as afirmações a seguir, assinale a correta:

A) A bomba Na+/K+ é um exemplo de antiporte e de transporte ativo, pois faz o transporte de sódio e potássio em sentidos opostos e a favor de um gradiente de concentração.

B) O transporte passivo ocorre sem a necessidade de ATP, podendo acontecer tanto através da bicamada lipídica – difusão simples, como através de proteínas – difusão facilitada. O fluxo de oxigênio e gás carbônico através da membrana são exemplos de difusão facilitada

C) Os canais de Na+, de Ca+2 e K+ são exemplos de transporte de substâncias medido por proteínas a favor de um gradiente de concentração. Os canais ativados são importantes para a produção de sinais elétricos. Estes canais são exemplo de difusão simples

D) A osmose é o movimento global da água através da membrana. Quando uma hemácia é colocada em solução hipertônica ocorre a entrada de água dentro da hemácia levando a sua lise.

E) O transporte de substâncias através da membrana não é influenciado pelo tamanho da substância a ser transportada, apenas pelas suas características químicas.


💡 7 Respostas

User badge image

Myréia Cardoso

D - A osmose é o movimento global da água através da membrana. Quando uma hemácia é colocada em solução hipertônica ocorre a entrada de água dentro da hemácia levando a sua lise.

 


2
Dislike0
User badge image

Ingred Pontes

resposta B

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais