Buscar

What are the main components of a bacterial cell? Parede celular Membrana plasmática Cápsula Mesossomos Nucleoide Plasmídio Polirribossomos Grânulo...

What are the main components of a bacterial cell?
Parede celular
Membrana plasmática
Cápsula
Mesossomos
Nucleoide
Plasmídio
Polirribossomos
Grânulos
As bactérias são divididas em dois grandes grupos: as gram-positivas e as gram-negativas.
A parede das células gram-positivas é simples, sendo formada apenas por uma espessa camada de peptidoglicanas.
A parede das células gram-negativas é muito complexa, sendo formada por quatro camadas, de dentro para fora: uma camada de peptidoglicanas, mais delgada do que a das bactérias gram-positivas; uma camada de lipoproteínas; a membrana externa, de estrutura trilaminar; e a camada de lipopolissacarídios (LPS).
As células bacterianas não apresentam citoesqueleto, ao contrário das células eucariontes, que exibem um citoesqueleto responsável pela constituição e manutenção da forma das células e que participa dos movimentos celulares.
As bactérias podem acumular material de reserva em grânulos osmoticamente inertes, não envolvidos por membrana. Na falta de nitrogênio, quando não podem sintetizar proteínas nem ácidos nucleicos, as bactérias acumulam o carbono excedente sob a forma de polímeros do ácido hidroxibutírico ou de polímeros de glicose, como o amido e o glicogênio.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais componentes de uma célula bacteriana são: - Parede celular: camada rígida que envolve a célula, conferindo proteção e forma; - Membrana plasmática: camada lipoproteica que delimita a célula e controla a entrada e saída de substâncias; - Cápsula: camada externa à parede celular, presente em algumas bactérias, que confere proteção e ajuda na adesão a superfícies; - Mesossomos: invaginações da membrana plasmática que participam do processo de respiração celular e da divisão celular; - Nucleoide: região onde se encontra o material genético da célula, não delimitado por membrana nuclear; - Plasmídio: pequena molécula de DNA circular, presente em algumas bactérias, que pode conferir resistência a antibióticos e outras características vantajosas; - Polirribossomos: complexos formados por RNA ribossômico e proteínas, responsáveis pela síntese de proteínas; - Grânulos: estruturas de armazenamento de nutrientes, como amido, glicogênio e polímeros do ácido hidroxibutírico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais