Buscar

Qual a diferença entre gótico e românico?

💡 4 Respostas

User badge image

Juliana Alves

A subcultura gótica (também conhecida como dark no Brasil) é uma subcultura urbana que teve início no Reino Unido no final da década de 1970 e início da década de 1980. A subcultura gótica está associada a gêneros musicais com temas que envolvem decadência, marginália, niilismo, existencialismo, melancolia, romantismo sombrio, obscuridade e outros temas recorrentes na literatura gótica. Suas raízes se encontram após a explosão da cultura punk na Inglaterra no final da década de 70, carregando uma grande mistura de expressões artísticas e musicais da contracultura. Surgiu no underground do início da década de 80 em clubes noturnos da Inglaterra como o Batcave, e se consolidou com o culto ao pós-punk e a música gótica. Outros gêneros musicais posteriores relacionados à subcultura gótica incluem o death rock, dark wave e ethereal wave. Alguns adeptos da subcultura podem se diversificar, apreciando outros estilos como electrogótico, dream pop, rock industrial, metal industrial entre outros gêneros musicais.

A estética (visual, moda e vestuário), onde pode ser encontrado vários estilos e visuais como: gótico tradicional (trad goth), batcave, death rock, romântico, vampiro, vitoriano, fetiche, perky, lolita, cyber e etc.

Na subcultura gótica também pode ser encontrado literatura (poesia), o cinema, entre outras formas de manifestações artísticas e culturais.

A subcultura gótica foi influenciada por várias correntes artísticas e conceitos filosóficos como a literatura gótica, o mal do século, o expressionismo, o existencialismo, a cultura de cabaré, a geração beat, a decadência urbana e o descontentamento social em tempos de crise. Influências diretas da cultura punk.

Seus adeptos foram inicialmente conhecidos como “darks” no Brasil e curtiam bandas como Joy Division, Bauhaus, Siouxsie and the Banshees, The Cure, Sisters of Mercy, The Damned, Alien Sex Fiend entre outras. O uso do termo gótico como música e estilo de vida surgiu em meados da década de 80. A mídia de massa ao entrevistar integrantes de diversas bandas relacionadas ao pós-punk com temáticas e atmosferas obscuras em suas músicas, por vezes recebia respostas semelhantes a: ''de temática sombria e soturna, gótica''. Na metade da década de 80 e início da década de 90 a subcultura gótica já havia se disseminado por vários outros países (incluindo o Brasil) e principalmente na Europa. O termo "gótico" até hoje é usado para denominar a subcultura.

0
Dislike0
User badge image

Kayane Lobo

Arquitetura gótica é um estilo arquitetonico que é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista.

0
Dislike0
User badge image

Laura Cordeiro

O gótico você pode observar edificações com elementos mais pontiagudos e esguios, a verticalidade está bem presente, visto que quanto mais alto mais próxima está do céu. Também pode observar as gárgulas em sua fachada, pra ajudar a escoar a água da chuva. Além da edificação possuir bastante vitrais, arcos, rosáceas e paredes mais finas e leves.

O românico é mais horizontal, também possui a utilização de abóbodas de dois estilos, as de berço e arestas. As abóbodas também substituíam o telhado das basílicas. Possui torres que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada.

0
Dislike0

Libere todas as respostas com o Premium!

Escolha o seu plano e acesse milhões de

conteúdos quando quiser.

Já tem cadastro?

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes