Buscar

Qual a diferença entre gótico e românico?

💡 4 Respostas

User badge image

Juliana Alves

A subcultura gótica (também conhecida como dark no Brasil) é uma subcultura urbana que teve início no Reino Unido no final da década de 1970 e início da década de 1980. A subcultura gótica está associada a gêneros musicais com temas que envolvem decadência, marginália, niilismo, existencialismo, melancolia, romantismo sombrio, obscuridade e outros temas recorrentes na literatura gótica. Suas raízes se encontram após a explosão da cultura punk na Inglaterra no final da década de 70, carregando uma grande mistura de expressões artísticas e musicais da contracultura. Surgiu no underground do início da década de 80 em clubes noturnos da Inglaterra como o Batcave, e se consolidou com o culto ao pós-punk e a música gótica. Outros gêneros musicais posteriores relacionados à subcultura gótica incluem o death rock, dark wave e ethereal wave. Alguns adeptos da subcultura podem se diversificar, apreciando outros estilos como electrogótico, dream pop, rock industrial, metal industrial entre outros gêneros musicais.

A estética (visual, moda e vestuário), onde pode ser encontrado vários estilos e visuais como: gótico tradicional (trad goth), batcave, death rock, romântico, vampiro, vitoriano, fetiche, perky, lolita, cyber e etc.

Na subcultura gótica também pode ser encontrado literatura (poesia), o cinema, entre outras formas de manifestações artísticas e culturais.

A subcultura gótica foi influenciada por várias correntes artísticas e conceitos filosóficos como a literatura gótica, o mal do século, o expressionismo, o existencialismo, a cultura de cabaré, a geração beat, a decadência urbana e o descontentamento social em tempos de crise. Influências diretas da cultura punk.

Seus adeptos foram inicialmente conhecidos como “darks” no Brasil e curtiam bandas como Joy Division, Bauhaus, Siouxsie and the Banshees, The Cure, Sisters of Mercy, The Damned, Alien Sex Fiend entre outras. O uso do termo gótico como música e estilo de vida surgiu em meados da década de 80. A mídia de massa ao entrevistar integrantes de diversas bandas relacionadas ao pós-punk com temáticas e atmosferas obscuras em suas músicas, por vezes recebia respostas semelhantes a: ''de temática sombria e soturna, gótica''. Na metade da década de 80 e início da década de 90 a subcultura gótica já havia se disseminado por vários outros países (incluindo o Brasil) e principalmente na Europa. O termo "gótico" até hoje é usado para denominar a subcultura.

0
Dislike0
User badge image

Kayane Lobo

Arquitetura gótica é um estilo arquitetonico que é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista.

0
Dislike0
User badge image

Laura Cordeiro

O gótico você pode observar edificações com elementos mais pontiagudos e esguios, a verticalidade está bem presente, visto que quanto mais alto mais próxima está do céu. Também pode observar as gárgulas em sua fachada, pra ajudar a escoar a água da chuva. Além da edificação possuir bastante vitrais, arcos, rosáceas e paredes mais finas e leves.

O românico é mais horizontal, também possui a utilização de abóbodas de dois estilos, as de berço e arestas. As abóbodas também substituíam o telhado das basílicas. Possui torres que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais