A maior rede de estudos do Brasil

fascista

Eu creio em Roma, a eterna, a mãe do meu país, e na Itália, sua filha mais velha, que nasceu no seu ventre sagrado pela graça de Deus; que sofreu nas bárbaras invasões, foi crucificada e enterrada, que desceu para o túmulo e ergueu –se da morte no século XX, que se ergueu para a glória em 1918 e 1922 e que está sentada ao lado direito de sua mãe Roma; que por essa razão deverá vir julgar os vivos e os mortos. Eu creio no gênio de Mussolini, no nosso pai, o Fascismo; na comunhão dos mártires, na conversão dos italianos e na ressurreição do Império.Texto 2 [...] para o fascista, tudo está no Estado, e nada de humano nem de espiritual [...] existe fora do Estado. Nesse sentido, o fascismo é totalitário, e o Estado é fascista, síntese e unidade de todo o valor, interpreta e dá poder à vida inteira do povo. Nem agrupamentos – partidos políticos, associações, sindicatos -, nem indivíduos fora do Estado.O Texto 1 é um trecho de uma “oração” que as crianças italianas eram incentivadas a memorizar na Itália durante o governo de Mussolini. O Texto 2 representa parte de um discurso proferido por Mussolini enquanto governava a Itália. Esses documentos expressam uma das principais características do governo fascista ao *

1 ponto


A) defender princípios políticos ligados aos valores da democracia liberal por meio da valorização da educação das crianças;


B) defender que o Estado é formado a partir da livre associação de indivíduos e que existe para atender as demandas da população.


C) promover a autonomia do indivíduo diante do Estado, pois resgata a glória do passado de Roma, atribuindo a ela a origem do republicanismo.


D) sustentar a supremacia política do Estado sobre os indivíduos, por meio de um discurso político calcado numa concepção nacionalista.

História

Ce Sao Francisco De Assis


1 resposta(s)

User badge image

Marketing - Universo Belo Horizonte

Há mais de um mês

A resposta correta é a letra D)

A resposta correta é a letra D)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes