Buscar

Alguém sabe a diferença entre feedback negativo para o feedback positivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Lisa Cunha


Feedback (retroalimentação) negativo

Nos mecanismos de regulação da pressão arterial, a pressão elevada causa uma série de reações que promovem a redução da pressão. Do mesmo modo, a pressão baixa faz com que uma série de reações promova a elevação da pressão. Em ambos os casos, esses efeitos são negativos em relação ao estímulo inicial.

Em relação à regulação da concentração de CO2, a alta concentração de gás carbônico no líquido extracelular promove a ativação do centro respiratório localizado no tronco cerebral, o que acarreta no aumento da ventilação pulmonar.

Isso, por sua vez, diminui a concentração de CO2 no líquido extracelular, pois os pulmões eliminam grandes quantidades deste gás do organismo (a resposta de saída ou “output” foi a redução das concentrações de CO2), promovendo o feedback negativo. (AIRES, 2012, p. 41)

Com isso, podemos assumir que, se algum fator se torna excessivo ou deficiente, um sistema de controle inicia um feedback negativo que consiste em série de alterações que reestabelecem o valor médio de uma determinada variável fisiológica, mantendo, assim, a homeostase.

add_circle

Feedback (retroalimentação) positivo

Ao contrário do feedback negativo, que visa a manutenção relativamente constante dos processos orgânicos, o feedback positivo não leva à estabilidade, mas à instabilidade do sistema, como pode ser observado na figura 4.

 Figura 4: Manutenção do débito cardíaco em decorrência do feedback negativo (linha tracejada azul) após remoção de um litro de sangue da circulação.


Atenção

A morte é causada por feedback positivo quando dois litros de sangue são removidos, uma vez que o mecanismo de controle é perdido e o coração fica cada vez mais insuficiente devido à grande redução de sangue.

Essa figura representa a eficácia da quantidade de sangue bombeada pelo coração durante o período de um minuto (débito cardíaco), que, no caso de uma pessoa saudável em repouso, bombeia cerca de cinco litros de sangue por minuto. Imagine agora que essa pessoa, subitamente, perde dois litros de sangue, o que faz com que a quantidade de sangue no corpo caia para um nível muito baixo, insuficiente para que o coração bombeie o sangue de maneira eficiente.

Devido à grande redução do volume de sangue, a pressão arterial se reduz significativamente e o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, vindo dos vasos coronários, diminui. Isso resulta na redução da capacidade contrátil do coração, diminuindo ainda mais o bombeamento sanguíneo. Como consequência, o fluxo sanguíneo coronário reduz ainda mais, promovendo o enfraquecimento maior do coração. Esse ciclo se repete várias vezes até que ocorra a morte.

Por esse motivo, o feedback positivo severo é mais conhecido como “círculo vicioso”. Um feedback positivo moderado pode ser superado pelos mecanismos de controle de feedback negativo do corpo, fazendo com que o círculo vicioso não se desenvolva.


Exemplo

Se a pessoa do exemplo anterior tivesse perdido apenas um litro de sangue, ao invés de dois litros, os mecanismos normais de feedback negativo para controle do débito cardíaco e da pressão arterial superariam o feedback positivo, fazendo com que a pessoa se recuperasse, conforme mostra o traçado pontilhado em azul da figura 4.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais