Buscar

HISTORIA A

Comprando-se a Heródoto, outro historiador grego, Tucídides, apresentava uma visão mais rigorosa da ideia de objetividade. É baseado nessa discussão que Tucídides afirmou sobre a opinião tomada pelas testemunhas de eventos históricos:os que estiveram presentes a cada um dos acontecimentos não diziam as mesmas coisas acerca dos mesmos fatos, mas sim conforme fosse ou a sua inclinação por um dos lados, ou a sua memória (A Guerra do Peloponeso, I.22.3).

Em que a concepção de objetividade de Tucídides se diferenciava da de Heródoto?

A - A objetividade e a busca da verdade a partir da história não eram preocupações para escritores gregos como Heródoto ou Tucídides.

B - Tucídides não acreditava em pessoas que não fossem atenienses, por afirmar que os espartanos possuíam uma visão glorificada das batalhas.

C - Seguindo as concepções da filosofia grega, Tucídides não acreditava que fosse possível alcançar a verdade por meio da história.

D - Heródoto baseava sua narrativa exclusivamente em depoimentos, enquanto que Tucídides compôs sua narrativa estudando documentos escritos.

E - Tucídides objetivava chegar à verdade dos fatos que narrava e, por isso, comparava diferentes versões na tentativa de eliminar erros ou deturpações.




💡 2 Respostas

User badge image

Kamyllie Cavedo Boechat

gluyglyuguytffygygiuhopokophigyuftdrtsersrt iu78t67r5656 7t86tt

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais