Buscar

Questão 10/10 - Antropologia e Sociologia da Educação

Leia o extrato de texto:



“[...] contraditoriamente, vivemos ameaçados pela miséria e fome em muitos países e também pela violência e pela intolerância, que acaba por se reproduzir no nível micro, na escola, como reflexo do macro, ou seja, da violência e intolerância observadas na sociedade em geral”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 128.


Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que contém marcos históricos importantes para as discussões sobre diversidade:


A

Grandes Navegações, Reforma Protestante e Iluminismo.


B

Independência Americana, as Ditaduras na América Latina e Guerra do Vietnã.


C

O Movimento Negro, o Feminista e o Estudantil, todos na década de 1960.


D

O surgimento dos movimentos Operário, Sufragista e Sindicalista.


E

As revoluções Científica, Francesa e Industrial.

💡 8 Respostas

User badge image

Patricia Cijani

resposta C

2
Dislike0
User badge image

Kakashi Hatake

Alternativa C - O Movimento Negro, o Feminista e o Estudantil, todos na década de 1960.


Nos anos 50, os negros do sul dos EUA migraram em peso para o norte e oeste, fugindo das atrocidades e perseguições raciais. A demografia americana foi fortemente modificada nesse período, onde o legislativo dos estados permitia os delegados da KKK de condenarem negros por crimes como "ir a praia" ou "prestar atenção em mulheres brancas casadas".


Apenas nos anos 60 e 70 os anseios por igualdade de justiça igualitária começaram a surgir, infelizmente com a explosão demográfica dos baby booomers pós segunda guerra mundial, e a segregação perde a alcunha racial para nomeclaturas relacionadas a criminalidade. O crime substitui a raça. O racismo continua institucionalizado mas transfigurado na guerra as drogas.

As conquistas de direito civil feminino também demonstra que uma cultura secular de inferiorização foi combatida, e mesmo ela ainda existindo de forma velada , muitos avanços e consciêntização em micro situações hoje são inaceitáveis.




1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais