Buscar

qual princípio penal e político-criminal norteador da criação das leis penais poderia ser invocado pelo juiz para negar a aplicação da nova lei?

Juliana, menor com 13 anos de idade, foi vítima de abusos sexuais perpetrados por seu padrasto ao longo de 02 (dois) anos. Regularmente apurados os fatos, ele foi denunciado por crime de estupro de vulnerável (art. 217-A, do CP), cuja pena cominada ao tempo do fato era de 08 (oito) a 15 (quinze) anos de reclusão. Todavia, suponha-se que durante a instrução criminal, sobreveio uma nova lei que alterou a pena do referido crime, reduzindo-a para 02 a 04 anos de detenção. Analisando o caso hipotético acima narrado, responda fundamentadamente:


Analisando detidamente o caso sub examine, qual princípio penal e político-criminal norteador da criação/interpretação das leis penais poderia ser invocado pelo juiz para negar a aplicação da nova lei?


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais