Buscar

Proletário é o homem que trabalha em troca de seu salário e que burgueses são aqueles que possuem os meios necessários para a compra dessa mão de obra

Proletário é o homem que trabalha em troca de seu salário e que burgueses são aqueles que possuem os meios necessários para a compra dessa mão de obra, ou seja, aqueles que detêm os meios de produção (as indústrias, os comércios, os bancos). (MARX apud MARTINELLI, 2007).

Sobre a relação entre burgueses e proletariados, no início do processo de industrialização, NÃO é correto no que se afirma:

Alternativas:

  • a)
  • Essa situação degradante fez com que os trabalhadores mobilizassem-se pouco a pouco contra seus patrões. Isso levou à criação das organizações de trabalhadores/ sindicatos. 
  • b)
  • A renda do trabalhador era suficiente para a subsistência de sua família, não sendo necessário que os demais membros de sua família como mulheres, crianças e idosos, trabalhassem.
  • c)
  • A jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros. 
  • d)
  • Os trabalhadores não tinham qualquer direito trabalhista, como férias, descanso semanal remunerado, licença para tratamento de saúde e outros. Aqueles que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não recebiam seu salário.
  • e)
  • Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam.


💡 3 Respostas

User badge image

jaqueline lima santos

ProletariadoProletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.

Os Burgueses são os donos dos meios de produção, ou seja os patrões... enquanto os proletários são os empregados que trabalham pra burguesia enriquecendo-os e sem ter ao menos uma moradia digna. Os burgueses: e uma classe social que esta do lado oposto do proletariado.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Letra b
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais