Buscar

Como diferenciar proporção e volume ?

💡 4 Respostas

User badge image

Priscila Souza

“Na linguagem artística, volume é o espaço por um corpo de três dimensões, isto é, com três medidas, que são altura, largura e profundidade, também chamado de tridimensional.

A expressão artística que melhor se identifica com o volume é a escultura. Observando uma escultura ou uma estátua fica fácil perceber que ela tem volume, pois é tridimensional. Podemos perceber o seu volume não só pela visão como também pelo tato.

E o desenho ? E a pintura?

Pois bem. Essas formas de linguagem artística são executadas em planos bidimensionais, isto é, com duas dimensões,largura e altura, como o papel e a tela. É aí que o artista usa recursos gráficos para preencher a forma e dar noção de volume.” Para isso o artista pode usar elemento visuais como pontos, linhas, cores, e criar efeitos de luz e sombra.A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos.


Já a Proporção na arte é - é um dos padrões da “beleza” clássica, sendo na arte, a capacidade de relacionar duas ou mais medidas diferentes em um mesmo suporte. As medidas podem ser determinadas pela relação (geométrica) entre a largura e altura num mesmo objeto, ou deste em relação a outro. Para melhor entendimento segue o exemplo: Se um aluno for desenhar uma bolsa na proporção da folha de caderno , Lembrando que o desenho da "bolsa" tem quer estar PROPORCIONAL ao do caderno.

É preciso manter a proporção entre os dois objetos desenhados no quadro para que o aluno consiga perceber o quanto a proporção na arte permite uma aproximação da representação da realidade, em termos de formas. 



2
Dislike0
User badge image

Danilo Sá Artes

Proporção é a relação que existe em uma forma ou outra, se for em um rosto existe uma proporção ideal entre um olho em relação ao tamanho da boca. A todo momento deve-se observar os espaços e tamanhos das formas. Já o volume é obtido através das luz e da sombra aplicada as formas, que pode ser feitas com degrades suaves ou com hachuras.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Nas situações mais simples onde há apenas um objeto em movimento uniforme, você pode escolher a origem do sistema de coordenadas de maneira que em t=0s ele esteja na origem. No entanto, isso não pode ser feito em geral, de maneira que NUNCA devemos pensar na velocidade como uma proporção entre posição e tempo, mesmo que isso dê certo em alguma situação muito particular.

Uma variação proporcional pode, com freqüência, ser expressa por números negativos, o que raramente faz sentido com proporções. Nas figuras abaixo mostramos alguns possíveis gráficos de posição em função do tempo para um objeto à velocidade de -5 m/s. A diferença entre as duas figuras é devida apenas ao intervalo de tempo considerado em cada um dos movimentos.

Descreva uma situação física de Movimento Uniforme onde você defina tempos negativos. Veja que basta escolher uma origem para a coordenada tempo posterior ao instante em que você começa a descrever a situação.


Talvez ajude!


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais