A maior rede de estudos do Brasil

CASO CLÍNICO

Ao longo da sua vida profissional na área da saúde, você irá se defrontar com inúmeras situações de pacientes que fazem uso de vários medicamentos ao mesmo tempo; ou que o paciente esteja utilizando simultaneamente medicações e fitoterápicos ou suplementos alimentares. É importante que saiba identificar quais tipos de pacientes e classes de medicamentos que apresentam maior probabilidade de interações medicamentosas.

Você inicia a sua vida profissional de saúde integrado a uma equipe multidisciplinar em um hospital e no primeiro dia de trabalho defronta-se com os seguintes casos clínicos:


Analise os casos clínicos acima citados, identifique se apresentam predisposição a interações medicamentosas e explique a relação entre as características dos pacientes e medicamentos com maior predisposição a interações medicamentosas.

Além disso, considerando o aumento do envelhecimento populacional e, consequente, o aumento de patologias crônicas e uso de polimedicação, quais parâmetros e critérios, você, como profissional nutricionista. deveria levar em conta ao estabelecer um programa alimentar para os pacientes idosos?


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?