Buscar

Oratória e argumentação

A promulgação da lei da Biossegurança, em 2005, foi seguida de um vasto debate acerca de sua constitucionalidade, especialmente em relação à liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias. Em 2008, respondendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3510), ajuizada pelo procurador-geral da República, o Supremo Tribunal Federal considerou a Lei constitucional, mantendo a posição inicial. Guiando tal decisão, o voto do relator, Ministro Carlos Ayres Britto, expõe amplamente a polêmica encetada. Em um único parágrafo (§4), apresenta aqueles que defendem a constitucionalidade da referida lei, objeto da ADI, enumerando algumas pessoas que se posicionam favoravelmente a ela, como o Presidente da República (à época), o ministro Álvaro Augusto Ribeiro Costa, então Advogado Geral da União, todos lhe dando “irrestrita adesão”.

O relator da ADI 3510, Ministro Carlos Ayres Britto, usou de variados tipos de argumentos para construir sua tese frente a um texto argumentativo jurídico. Diante do texto apresentado acima, nota-se em especial a presença de um tipo de argumento. Aponte o argumento utilizado no voto do relator que se encontra exposto no texto acima, explicando a respeito do mesmo, lembrando de, ao elaborar sua resposta, vincular sua explicação quanto ao tipo de argumento usado com as razões do relator tê-lo utilizado.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais