Buscar

ética, alguém saberia responder ?

Analise o seguinte caso encaminhado à Comissão de Ética de Nutricionistas, e responda as perguntas abaixo.

O profissional nutricionista A.G.C. foi encaminhado à Comissão de Ética em 20/05/2016 através de uma denúncia. O motivo da acusação foi que o nutricionista estava realizando exames laboratoriais,prescrevendo medicações, inclusive controlados, como Prozac e Plenty . Junto à denúncia foi anexado uma cópia do receituário com a prescrição do medicamento Plenty e uma cópia de um jornal onde era divulgado as atividades do profissional no consultório, tais como: realização de exame de glicose, colesterol e triglicérides imediato (aparelho GCT),radiação a laser por pulsão,(para análise de micro e macro-nutrientes), análise do borramento da retina (para verificar a necessidade de uma solicitação por exame laboratorial de vitaminas C e E). Notou-se também que no timbre de seu receituário, o nutricionista apresentava a sua inscrição no CRMN, além da descrição: Nutricionista Clínica e Dietoterapeuta com a especialidade de Endocárdio.

Na cópia do jornal detectou-se a informação de que o nutricionista estava iniciando pós-graduação e especialização em cardiologia e diabetes na PUC. O CRN fez averiguações junto às PUC’s do Paraná e Rio Grande do Sul e foi constatado que não ofereciam estes cursos e que, quando aconteceu algum relacionado a estes temas, foram direcionados apenas para médicos.

O profissional A.G.C foi então convocado a comparecer perante a Comissão de Ética para prestar esclarecimentos. Informou que tinha ciência da formalização da denúncia; que a prescrição do medicamento Plenty foi realizada mediante a insistência dos pacientes, pois os mesmos não estavam atingindo as metas desejadas; que a inscrição do CRMN no receituário foi um erro da gráfica e percebeu o erro após comunicação da Vigilância Sanitária; e que não possuía nenhum curso de especialização ou pós-graduação. O profissional alegou que não sabia que estava infringindo o Código de Ética do Nutricionista.

Diante dos fatos apresentados foi aberto processo disciplinar contra o profissional, pois a Comissão de Ética entendeu que a profissional havia infringido o Código de Ética e o processo disciplinar foi encaminhado para julgamento.

Com base nas Resoluções CFN nº 334, de 10 de maio de 2004 e nº 541, de 14 de maio de 2014, alteradas pela resolução CFN nº 599, de 25 de fevereiro de 2018 (Código de Ética do Nutricionista),

responda as questões abaixo:

1) Quais infrações foram cometidas pelo nutricionista?

2) Quais as penalidades previstas no Código de Ética Profissional para as infrações ao Código?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais