A maior rede de estudos do Brasil

Há alguns anos, os problemas de aprendizagem eram encaminhados aos especialistas da área médica que, por suas características de trabalho

Há alguns anos, os problemas de aprendizagem eram encaminhados aos especialistas da área médica que, por suas características de trabalho, tais especialistas pouco conseguiam fazer por essas crianças (já que os problemas encontravam-se ligados à criança, à família, à escola e à comunidade). A Psicopedagogia se apresenta como resposta a esse desafio, em que a atuação dos psicopedagogos, além de trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e detectar problemas do aparelho escolar, pretende analisar as características multidisciplinares do educando, ou seja, se seus padrões evolutivos são “normais” ou resultantes de fatores orgânicos. No contexto multidisciplinar, a Psicopedagogia busca o conhecimento nas áreas da Psicologia e da Pedagogia, mas também precisa conhecer a área da:


A - atividade lúdica que é recurso utilizado pelo psicopedagogo para uma investigação mais informal, porém não menos importante para um diagnóstico.

B - fatores específicos referem-se aos transtornos perceptomotores ligados à área da linguagem (articulação e escrita). Essas desordens podem comprometer o desenvolvimento da linguagem e escrita da criança, portanto o profissional precisa ter esse conhecimento específico para sanar as consequências.

C - linguística, para entender como se dá o desenvolvimento da linguagem e os processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

D - prova psicométrica que é utilizada por instrumentos formais de avaliação que podem aferir os escores do quociente de inteligência (QI).

E - técnica de investigação multifatorial a serem empregadas e analisadas pelo psicopedagogo, logo que a criança comece a apresentar dificuldades na aprendizagem, com vistas a encontrar a causa do problema.



1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes