Buscar

O que o estruturalismo e a gramática gerativa transformacional, proposta por Noam Chomsky à linguagem, deixavam de fora quando pensavam a língua(gem)?

O que o estruturalismo (com a negação do sujeito e da situação) e a gramática gerativa transformacional (GGT), proposta por Noam Chomsky (valor biológico à linguagem), deixavam de fora quando pensavam a língua(gem)?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Tanto o estruturalismo quanto a gramática gerativa transformacional deixavam de fora aspectos relacionados ao uso real da língua, como o contexto social, cultural e pragmático. Enquanto o estruturalismo focava na estrutura formal da língua, deixando de lado a variação e a mudança linguística, a GGT de Chomsky se concentrava na estrutura sintática e na capacidade inata do ser humano de adquirir e produzir linguagem, deixando de lado aspectos como a variação dialetal e a influência do ambiente na aquisição da linguagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais