Buscar

LINGUISTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LINGUISTICA II
“se a fala da criança fosse fruto da audição e da repetição, uma experiência em geral fragmentária, ela não seria capaz de produzir frases que ela nunca ouviu, como de fato acontece” (GALVEZ, 2011). A teoria acima afirma que os dados disponíveis à criança na língua que a rodeia não são suficientes o bastante para definir uma gramática. Essa teoria nomeia-se: Assinale a alternativa correta: Pobreza de Estímulo
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, é importante ressaltar as diferenças entre a aquisição de linguagem e aprendizagem de linguagem. Sobre as diferenças, analise as sentenças abaixo:
I- A aquisição é a língua nativa em que a criança nasce e vai recebendo todo input e internaliza tudo que ouve.
II- A aprendizagem de linguagem ocorre  com uma nova língua em ambientes que não são naturais, como a escola, por exemplo.
III- A escola é um exemplo de ambiente em que poderá ocorrer a aprendizagem de uma nova linguagem.
Sobre as sentenças apresentadas acima: I, II e III  estão corretas
Na disciplina em questão, você estudou sobre Competência e Desempenho. Para a Linguística gerativa as noções de Competência e Desempenho são baseados em dois conceitos.
O primeiro, é o conhecimento sobre a nossa língua e isto é algo interno, é a competência linguística de cada indivíduo. Já o segundo conceito, diz respeito sobre tudo que aprendemos no desempenho linguístico, ou seja, é gerada pelo conhecimento pelas ideias que criamos.
Esses dois conceitos são: Língua-I e Língua-E 
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, todos os dias usamos ou ouvimos de alguém frases que geram ambiguidade ou até mesmo uma situação engraçada. Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de polissemia:
I- É a multiplicidade de significados.
II- Acontece quando determinada palavra ou expressão adquire um novo significado ou sentido.
III- Em termos gerais, podemos dizer que são aquelas palavras que carregam em si um único significado.
Diante disso, assinale a alternativa correta: As afirmativas I e II estão corretas
 “é aquela chamada também de “Norma normal”, ela permeia os falantes cultos no meio urbano, altamente escolarizadas, com acesso aos bens culturais e que têm domínio da cultura escrita. Pode variar e é um uso de um determinado grupo de falantes, ela de fato acontece, é real.  Na sociedade brasileira esse grupo é tipicamente urbano e comum, além de ser uma norma presente na dinâmica corrente, é viva no funcionamento social da língua;” A respeito de que norma o parágrafo acima se refere? Sabendo disso, assinale a alternativa correta: Culta
Na disciplina em questão, você estudou sobre os Processos Fonológicos. Os processos fonológicos se classificam em   processos fonológicos de inserção, processos fonológicos de supressão e  Processos fonológicos de alteração de segmentos. Sobre os processos fonológicos de supressão, eles ocorrem quando: Diante disso, assinale a alternativa correta: Há perda de um fonema (som). 
Na disciplina em questão, você estudou sobre Sinônimo e Sinonímia, que são termos geralmente confundidos. Temos sinônimo quando identificamos duas palavras com o mesmo significado, já a sinonímia ocorre quando eu tenho dentro de um contexto uma relação de sinônimos. Podemos dizer que mesmo que as palavras não sejam diretamente sinônimas elas têm uma relação de sinônimo naquele contexto específico. Sabendo disso, assinale a alternativa que contém um exemplo de sinonímia: Escolha uma opção: A paz e a tranquilidade reinavam naquela casa
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, a sintaxe gerativa é um dos métodos gramaticais mais  influentes no que diz respeito ao estudo da linguagem humana. Proposta por Noam Chomsky, ao longo dos anos a maneira gerativa de observar, descrever e explicar fenômenos sintáticos foi transformada em uma teoria da linguagem complexa e diversificada.
Sobre o gerativismo:
I - diferentemente do estruturalismo de Saussure que era até então dominante, há uma infinidade de possibilidades de frases que um falante pode criar, mesmo sabendo que o léxico é finito.
PORQUE
II- há um conjunto limitado de morfemas, fonemas e palavras (em grande quantidade, mas limitado), mas as possibilidades de combinações para a produção frasal se dão de maneira ilimitada.
 
Analise as proposições acima e marque a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, se falamos de sentido, precisamos logo identificar que há dois itens importantes a serem  considerados na relação semântica  que são a conotação e a denotação. São os conceitos de conotação e denotação, respectivamente:
I- Sentido figurado e sentido literal da palavra.
II- Sentido literal da palavra e sentido explícito da palavra.
III- Sentido abstrato e sentido real. De acordo com as afirmativas acima, pode-se afirmar que: Escolha uma opção:
a. As sentenças  II e III estão corretas.
c. As sentenças I, II e III estão corretas.
d. As sentenças I e III estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas estão corretas.
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, as consoantes, ou segmentos consonantais, são sons produzidos com algum tipo de obstrução no trato vocal, de forma que há impedimento total ou parcial da passagem de ar. Esses sons são classificados de acordo com os seguintes critérios:
(   ) Modo de articulação
(   ) Lugar de articulação
(   ) Vozeamento
(   ) Nasalidade
(   ) Oralidade.
Diante disso, analise as alternativas e coloque V para verdadeiro e F para falso: V-V-V-V-V 
Chomsky, como um dos pensadores mais importantes da História Moderna, teve suas ideias consideradas revolucionárias para o estudo da linguagem.  Portanto, suas ideias inseriram a linguística no contexto da revolução cognitiva dos anos 60 do século XX.
 Diante disso, sobre Chomsky, podemos afirmar que:
I - Deu continuidade à linguística que se preocupava com as estruturas social e histórica da linguagem humana.
II- Os estudiosos da área da linguagem  da época definiram sua abordagem como tradicional.
III-  Os linguistas passaram a procurar explicações sobre o funcionamento da mente humana e como
adquire e processa as estruturas da língua.
IV - publicou sua clássica resenha sobre o livro “Comportamento verbal” do famoso behaivorista Skinner.
Sobre as sentenças apresentadas acima: Escolha uma opção: I e IV estão corretas
 “…é uma ciência relativamente nova produz suas abordagens na análise de fatores psicológicos e neurológicos que afetam a linguagem, ela é responsável por estudar como adquirimos, entendemos, produzimos e elaboramos uma linguagem.”
Este trecho define o conceito de: Sabendo disso, assinale a alternativa correta: Psicolinguística
 “…é o estado inicial da faculdade da linguagem, ou seja, é a gramática internalizada do ser humano, é aquela que estabelece também os princípios e parâmetros. Pode ser facilmente entendida como aquela que já nasce conosco, é tudo o que temos de capacidade de entendimento.”
 A que se refere o trecho destacado? Gramatica Universal (GU). 
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, para a Linguística gerativa temos as noções de Competência e Desempenho baseados na Língua-I e Língua-E. Sobre as características da Língua-I:
(  ) Interna.
(  ) Individual.
(  ) Intensional
(  ) Causal.
(  ) Ocasional.
Analise as afirmações e responda com V para verdadeiro e F para falso.
Escolha uma opção:
a. V-V-V-F-F
b. F-V-F-V-F
d. F-F-F-F-V
e. V-F-V-V-F
Na disciplina em questão, você estudou sobre noções de gramática, morfologia e sintaxe. “É uma ciência viva que estuda a língua em suas mais variadas vertentes, e como ciência relativamente nova, nos traz a cada ano novas descobertas.…”.  No texto, o trecho citado diz respeito ao conceito de: Linguística
image1.wmf

Continue navegando