Buscar

Dentre as afirmativas abaixo, qual NÃO tem relação com o Absolutismo português?

A) O reino de Portugal teve fim devido a sua pequena produção manufatureira. Ele entrou em decadência econômica por ter que recorrer à importação de produtos manufaturados da Holanda, França e, principalmente, Inglaterra.

B) No início desse processo está a chamada Guerra da “Reconquista”, que foram campanhas de guerra ocorridas a partir do século XI com a finalidade de expulsar os muçulmanos da península Ibérica. Isso possibilitou a fundação do Reino de Portugal e a expansão dos seus territórios.

C) O regime absolutista português se adaptou ao seu modo ao chamado mercantilismo. No caso português, esse mercantilismo era fundamentalmente ligado ao comércio de produtos oriundos de suas colônias, sob o rígido controle econômico da coroa.

D) A posição geográfica de Portugal e os conhecimentos de sobre navegação aprendidos com os muçulmanos possibilitaram aos portugueses iniciarem as chamadas Grandes Navegações, no começo do século XV, que proporcionaram o crescimento das atividades comerciais e consequente fortalecimento da monarquia portuguesa.

E)A conquista de novos territórios com estabelecimento de colônias fora da Europa com o comércio de diversos produtos dessas regiões, e o controle de rotas comerciais de mercadorias de alto valor nos mercados europeus, foram fundamentais para o fortalecimento do poder real.

💡 4 Respostas

User badge image

Mariane Alves de Paula

Letra C
O regime econômico era, realmente, o mercantilismo, que era basear o lucro no comércio.



Espero ter ajudado. Se sim, AGRADEÇA. Deixe seu like!!!
1
Dislike0
User badge image

Alice

C
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais