Buscar

Qual a hora que percebemos que o aluno esta alfabetizado?

💡 3 Respostas

User badge image

Maxwell Candido

pessoa alfabetizada consegue ler textos simples, com uma velocidade de pelo menos sessenta a oitenta palavras por minuto, com menos de 5% de erros.
0
Dislike0
User badge image

Josiany Barros

Essa habilidade requer muito mais. Para considerar que a criança está alfabetizada, o adulto deve assegurar que ela saiba escrever palavras e frases simples sob condição de ditado, sendo que cada palavra deve conter todos os grafemas, ainda que a ortografia não seja perfeita – uma vez que estamos considerando crianças no início da vida escolar.
A criança também deve ser capaz de redigir pelo menos frases simples, de forma legível, inteligível e com sentido, sem copiá-las da lousa ou do livro. Em outras palavras: a criança alfabetizada é aquela que domina o código alfabético, que sabe transformar uma palavra oral em palavra escrita e vice-versa. Para isso ela precisa:

conhecer as letras;

conhecer o valor sonoro das letras (fonemas);

ler e escrever com relativa fluência.

Alfabetizar significa ensinar a criança a adquirir essas competências. O professor alfabetizador é aquele que ajuda a criança a descobrir o princípio alfabético e, depois, as regras de funcionamento do código alfabético. Aos poucos, o aluno também vai aprendendo as regras do código ortográfico, ou seja, a forma correta de escolher os grafemas (letras ou dígrafos) que usamos para representar os fonemas da nossa língua.


0
Dislike0
User badge image

Elisabete Guedes

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais