Buscar

Atividades Físicas em Academias e Empresas (BEF02)

Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 

1.   A hipertrofia muscular depende de uma série de eventos e cascatas de reações que ocorrem a nível muscular. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que os músculos sejam estimulados constantemente. Dessa forma, é importante saber que diferentes ações musculares podem ser realizadas. Considerando a importância das diferentes ações musculares, observe as imagens e associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Ação muscular concêntrica.

II- Ação muscular excêntrica.

III- Ação muscular isométrica.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

imag_prova_questao.php?prpq_codi=164926529&prpq_prop=21719504

fundo_transparente_16x16.png a)   III - I - II.

fundo_transparente_16x16.png b)   I - II - III.

Ícone representando resposta correta c)   II - III - I.

fundo_transparente_16x16.png d)   I - III - II.

2.   A Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico trouxeram diversos benefícios para o desenvolvimento da humanidade. No entanto, a tecnologia também trouxe problemas de saúde aos trabalhadores que passaram a se movimentar cada vez menos. Uma das consequências dessa mudança no estilo de vida dos trabalhadores foi o aumento do sedentarismo e o desenvolvimento de doenças. Com relação às doenças desenvolvidas no trabalho e aos problemas de saúde que a Revolução Industrial gerou ao trabalhador, analise as sentenças a seguir:


I- DORT são distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e classificam-se como a principal causa de doenças no trabalho.

II- O estresse ocupacional pode induzir problemas sérios de saúde nos trabalhadores como abuso de drogas lícitas e ilícitas.

III- Lombalgia é decorrente de problemas posturais e é um problema recorrente apontado pelos trabalhadores.

IV- A ginástica laboral induz inúmeros benefícios aos seus trabalhadores, no entanto, não auxilia na redução do estresse do trabalho.


Assinale a alternativa CORRETA:

fundo_transparente_16x16.png a)   As sentenças I e IV estão corretas.

Ícone representando resposta correta b)   As sentenças I, II e III estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png c)   As sentenças II e IV estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png d)   As sentenças III e IV estão corretas.

3.   A ginástica laboral é uma prática importante, pois é capaz de diminuir as dores musculares e o estresse dos trabalhadores e, consequentemente, melhorar a produção e a qualidade de vida dos seus funcionários. No entanto, para que resultados positivos sejam alcançados é preciso ter um bom planejamento e um ótimo desempenho, pois é um programa que depende da colaboração da chefia, diretoria e dos trabalhadores principalmente (MENDES; LEITE, 2004). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma importante etapa da fase de planejamento da GL:


FONTE: MENDES, A. R. LEITE, N. L. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. Barueri, SP: Manole, 2004.

fundo_transparente_16x16.png a)   Aulas, reuniões, correções e palestras informativas compreendem a etapa de planejamento das aulas de GL.

fundo_transparente_16x16.png b)   Criar uma equipe multidisciplinar, desenvolver os exercícios e fazer testes físicos compreende a etapa de planejamento da GL.

Ícone representando resposta correta c)   Selecionar os exercícios, dividir os objetivos por semanas e organizar os horários faz parte do planejamento da GL.

fundo_transparente_16x16.png d)   Criar uma equipe multidisciplinar e informar os funcionários sobre a importância de realizar a GL faz parte do planejamento da GL.

4.   O fortalecimento dos músculos que compõem os membros inferiores do nosso corpo, é importante para a qualidade de vida de forma geral, pois essa musculatura é responsável pela sustentação do nosso corpo. Assim, é importante possuir força suficiente para suportar a carga das atividades diárias. Nesse sentido, o exercício apresentado na imagem a seguir é um dos exercícios mais prescritos nas academias de musculação. Sobre esse exercício, analise as sentenças a seguir:


I- O exercício da imagem é comumente chamado de afundo e a musculatura recrutada durante sua execução é a do quadríceps e do glúteo.

II- O exercício da imagem é classificado como monoarticular, porque para sua execução apenas a articulação do quadril é solicitada.

III- A realização do exercício da imagem é indicado para hipertrofia dos músculos do quadríceps e glúteos, no entanto outros músculos como os adutores também são solicitados durante a sua execução.

IV- A alteração da posição dos pés é uma variação interessante do exercício da imagem, pois transfere a predominância da musculatura envolvida no exercício. 


Assinale a alternativa CORRETA:

imag_prova_questao.php?prpq_codi=164926532&prpq_prop=21719504

fundo_transparente_16x16.png a)   As sentenças II e III estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png b)   As sentenças II e IV estão corretas.

Ícone representando resposta correta c)   As sentenças III e IV estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png d)   As sentenças I, III e IV estão corretas.

5.   A distribuição dos exercícios de musculação durante o treinamento deve ser realizada respeitando diversos fatores como: número de vezes em que o aluno frequentará a academia, objetivo do aluno, tempo disponível para treinar, nível de atividade física, entre outros. Por isso, o professor de educação física deve conhecer as características dos execícios de musculação para prescrever o treinamento de forma adequada. Com base na imagem anexa, analise as sentenças a seguir:


I- O exercício da imagem também pode ser realizado com barra ou em máquinas e esse exercício trabalha primariamente o músculo deltoide anterior. 

II- O exercício da imagem é conhecido como elevação frontal e é um exercício prescrito para trabalhar a musculatura dos ombros. 

III- Durante a execução do exercício da imagem, a musculatura do bíceps é recrutada de forma secundária. 

IV- O exercício da imagem também pode ser realizado em pé, no entanto deve-se ter cautela, pois a utilização de muito peso pode sobrecarregar a lombar.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE DA IMAGEM: EVANS, N. Anatomia da musculação. Barueri: Manole, 2007.

imag_prova_questao.php?prpq_codi=164926533&prpq_prop=21719504

Ícone representando resposta correta a)   As sentenças I e IV estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png b)   As sentenças III e IV estão corretas.

Ícone representando resposta incorreta c)   As sentenças I e II estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png d)   As sentenças II e III estão corretas.

6.   Antes do início de qualquer atividade física, alguns cuidados e precauções devem ser realizados para que o exercício seja prescrito de forma segura. Dentre esses cuidados, a anamnese destaca-se como uma ferramenta de simples aplicação que irá fornecer informações importantes para o profissional de Educação Física realizar a prescrição e o acompanhamento dos exercícios com segurança. Com relação às informações que devem ser obtidas por meio da anamnese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(   ) A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre os hábitos de atividade física do indivíduo.

(   ) A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre os problemas musculares e ortopédicos do indivíduo.

(   ) A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre as possíveis patologias diagnosticadas no indivíduo.

(   ) A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre o histórico de doenças na família do indivíduo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Ícone representando resposta correta a)   V - V - V - V.

fundo_transparente_16x16.png b)   F - V - F - V.

fundo_transparente_16x16.png c)   V - F - V - V.

fundo_transparente_16x16.png d)   V - V - V - F.

7.   Embora a prática da musculação esteja se tornando um hábito comum, é importante que ela seja feita de forma orientada para evitar o aparecimento de lesões. Além da distribuição correta dos exercícios durante as sessões de treinamento, é importante que todos os músculos sejam trabalhados de forma correta para evitar a sobrecarga muscular. Por isso, o professor deve conhecer as particularidades e características de todos os exercícios. Com relação aos exercícios para o desenvolvimento da musculatura do peitoral, analise as sentenças a seguir:


I- O exercício conhecido como supino reto é classificado como multiarticular, pois ocorre a movimentação de mais de uma articulação quando executado.

II- Os exercícios para o desenvolvimento da musculatura do peitoral podem ser feitos com auxílio de halteres, polias e até mesmo em máquinas específicas.

III- Quando o objetivo do treino é trabalhar os músculos do peito e do tríceps, recomenda-se que a pegada no exercício supino reto seja feita de forma mais fechada. 

IV- O crucifixo é um exercício recomendado para o desenvolvimento da musculatura do peitoral, pois recruta os músculos romboide, trapézio e latíssimo do dorso.


Assinale a alternativa CORRETA:

fundo_transparente_16x16.png a)   As sentenças I e III estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png b)   As sentenças I, II e IV estão corretas.

Ícone representando resposta correta c)   As sentenças I, II e III estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png d)   As sentenças II, III e IV estão corretas.

8.   A ginástica laboral compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento. Tem como objetivo principal a prevenção de doenças ocupacionais por meio da melhora de diferentes componentes físicos do trabalhador. Com relação às adaptações promovidas pela GL, analise as sentenças a seguir:


I- A GL realizada de forma regular é capaz de melhorar a resistência dos trabalhadores.

II- A GL realizada de forma regular diminui as lesões provocadas pelo trabalho, mas aumenta o estresse ocupacional.

III- A GL realizada de forma regular aumenta a produtividade da empresa, mas não é capaz de melhorar a postura dos trabalhadores. 

IV- A GL realizada de forma regular induz melhora em aspectos cognitivos dos trabalhadores e, consequentemente, melhora a produtividade dos funcionários.


Assinale a alternativa CORRETA:

fundo_transparente_16x16.png a)   As sentenças III e IV estão corretas.

Ícone representando resposta correta b)   As sentenças I e IV estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png c)   As sentenças II e III estão corretas.

fundo_transparente_16x16.png d)   As sentenças I e II estão corretas.

9.   A hipertrofia muscular, ou seja, o aumento do tamanho das fibras musculares é um dos principais objetivos buscados pelos praticantes de musculação. Algumas vezes, os alunos podem ficar frustrados por não obterem o resultado esperado no tempo desejado e, por isso, o professor de Educação Física deve compreender e saber explicar que esse processo é dependente de uma série de reações. Com relação aos mecanismos responsáveis pela hipertrofia muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(   ) Um dos mecanismos responsáveis pelo aumento da força muscular é a melhora da sincronização do recrutamento das unidades motoras e melhora no drive neural.

(   ) Para ocorrer aumento na actina e miosina, por exemplo, é imprescindível que a síntese de proteínas seja maior que a quebra de proteínas.

(   ) O alongamento mecânico, ou seja, o estímulo muscular é o fator que desencadeia um processo de reações que resulta na hipertrofia muscular. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

fundo_transparente_16x16.png a)   V - V - F.

fundo_transparente_16x16.png b)   V - F - V.

fundo_transparente_16x16.png c)   F - V - V.

Ícone representando resposta correta d)   V - V - V.

10.   A distribuição dos exercícios nos treinos de musculação, ou seja, a periodização, é influenciada por diversos fatores, como frequência, intensidade do treinamento, objetivo, volume, entre outros. Por isso, é importante que antes de elaborar o treino, o professor realize uma anamnese com seu aluno para saber seus objetivos e limitações. Somado a isso, saber os músculos envolvidos em cada exercício prescrito é fundamental para que o treino seja elaborado de forma correta e para que um descanso desejado seja respeitado. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os músculos envolvidos no exercício conhecido como elevação lateral:

fundo_transparente_16x16.png a)   Antebraço, deltoide lateral, romboide, braquial.

fundo_transparente_16x16.png b)   Deltoide anterior, bíceps, trapézio, deltoide lateral e antebraço.

fundo_transparente_16x16.png c)   Romboide, bíceps, adutores, deltoide, tríceps.

Ícone representando resposta correta d)   Deltoide lateral, trapézio, deltoide anterior, supraespinal e deltoide lateral.

11.   (ENADE, 2016) Observa-se, entre os praticantes de treinamento de força recreacional, que têm como principal objetivo melhorar a aparência física, um aumento crescente no uso de recursos ergogênicos, como esteroides anabolizantes e suplementos alimentares. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:


I- Em casos específicos e, desde que avalie as condições do indivíduo, o profissional de Educação Física poderá prescrever dietas e recursos ergogênicos.

II- Os esteroides anabolizantes são utilizados em esportes de força/potência para promover o aumento da síntese proteica e, consequentemente, aumento da massa e da força muscular.

III- O uso de esteroides anabolizantes em baixa dosagem garante a preservação da saúde do indivíduo.


É correto o que se afirma em:

fundo_transparente_16x16.png a)   II e III, apenas

fundo_transparente_16x16.png b)   I, apenas

fundo_transparente_16x16.png c)   I e III, apenas

Ícone representando resposta correta d)   II, apenas.

12.   (ENADE, 2016) O envelhecimento, caracterizado por um processo dinâmico, contínuo, progressivo e pelo declínio das funcionalidades dos sistemas corporais, tem como umas de suas consequências a redução da massa muscular, que leva ao declínio da força muscular. O conjunto dessas manifestações foi denominado de fragilidade física do idoso. Os programas de exercícios físicos para idosos podem colaborar na redução ou inibição da evolução desse quadro clínico. Considerando os programas de exercícios físicos para idosos como uma das alternativas para a melhora do quadro de fragilidade desse público, analise as sentenças a seguir:


I- Dada a complexidade clínica do quadro de fragilidade do idoso, é muito importante que cada caso seja discutido e tratado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de educação física.

II- Exames complementares solicitados pelo médico como, por exemplo, dosagens hormonais e densitometria óssea, auxiliam o profissional de educação física a determinar a intensidade e o volume do treinamento.

III- Avaliações da composição corporal e da força muscular são determinantes e suficientes para o sucesso de programas de exercícios físicos para idosos frágeis. 


É correto o que se afirma em:


FONTE: FRIED, L. P.; TANGEN, C. M.; WALTSON, J., et al. Frailty in Older Adults: Evidence for a phenotype. Journal of Gerontology. v. 56A, n. 3, p. 146-156, 2001.

fundo_transparente_16x16.png a)   II, apenas

fundo_transparente_16x16.png b)   II e III, apenas

Ícone representando resposta incorreta c)   I e III, apenas

Ícone representando resposta correta d)   I, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Cristhiane Freitas

RESPOSTA :D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais