Buscar

A elaboração de um plano de negócios é composto por algumas seções e etapas consideradas necessárias para seu desenvolvimento?

💡 2 Respostas

User badge image

Sinara Rosa

1 - Índice executivo

Nesta etapa você irá indicar os pontos importantes do seu plano, para que o leitor tenha uma ideia geral de cada seção desenvolvida. Deixe para fazê-lo por último, porque irá se tratar de um resumo, um sumário de todo o seu plano.

Deve ser simples, com no máximo duas páginas. É preciso que desperte o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes, fornecendo uma visão geral de todo o planejamento. Para criar um índice executivo é preciso que ele tenha, pelo menos:

– Descrição da Empresa;

– Diferenciais Competitivos;

– Missão, Visão e Valores;

– Perfil dos Empreendedores;

– Produtos e Serviços;

– Mercado de Atuação;

– Localização;

– Investimento Inicial;

– Forma Jurídica;

– Enquadramento Tributário;

Análise de mercado

Esta é a principal etapa do seu plano, vai ser aqui que você indicará a demanda para o produto ou serviço que deseja oferecer. Uma análise que vai te ajudar a conhecer e entender melhor o mercado irá atuar.

Nessa etapa você vai focar em saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais serviços e produtos serão oferecidos. E para atender sua demanda de forma eficiente, é preciso que responda às seguintes perguntas:

– Quem está comprando?

– O que está comprando?

– Por que está comprando?

– Quais são os seus hábitos de compra?

– Qual é a sua renda?

– Qual é o nível cultural?

– Onde mora?

– Qual é o estilo de vida?

Plano de marketing

Aqui é onde você apresentará a forma como a empresa oferecerá seus produtos e serviços. É preciso criar uma descrição completa destes, além da qualidade e utilidade. Assim como você irá se diferenciar dos seus concorrentes. Detalhe todas as formas de divulgação da empresa.

Seu plano de marketing deve apresentar os principais produtos e serviços que serão desenvolvidos pelo seu negócio, promoções que serão realizadas e a localização onde o seu empreendimento será instalado.

Para definir uma estratégia de marketing, você precisa se fazer algumas perguntas:

  • Que campanha e projeto vão ser executados?
  • Qual é o seu público-alvo?

Será preciso fazer um estudo de mercado para conhece-lo, os consumidores que deseja atingir e suas reais necessidades, a concorrência, o produto/serviço e a forma como sua empresa deve se posicionar.

Plano operacional

No plano operacional, você  definirá como a empresa vai desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Faça uma relação dos equipamentos que serão utilizados, o número de pessoas e o tempo que será demandado para cada etapa. Mostre como será, na prática, o funcionamento do seu negócio, desde o seu layout até a gestão de pessoas.

Plano financeiro

Essa etapa irá te ajudar a determinar o valor total de recursos a ser investido para que você possa começar o seu negócio.

É o resultado, em números, do seu plano de negócios. Se você chegar à conclusão de que o negócio é viável, então defina como o investimento será implantado. O investimento inicial deve levar em consideração os seguintes pontos: investimentos fixos; investimentos pré-operacionais; capital de giro; e demonstrativo de resultados.

O plano financeiro também permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não sofrer prejuízos. Ele permite conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para que a empresa recupere o montante investido. Também permitirá conhecer a lucratividade da empresa.

Estimativa dos investimentos fixos

É o capital de giro, ou seja, o montante que a empresa precisa ter disponível para que ela possa cobrir seus cursos até que ela comece a ter lucro.

Investimentos pré-operacionais

São os gastos realizados antes da empresa abrir. Para identificá-los, é necessário reunir todas as estimativas de faturamento e os custos totais, para que você possa ter uma previsão dos resultados da empresa, sabendo antecipadamente se ela vai operar com lucro ou prejuízo.

Estruturação lógica de ideias

Principalmente para quem está com um empreendimento em fase inicial, o plano de negócios se faz verdadeiramente importante, pois, nesta etapa, além da mente do empresário estar borbulhando de ideias, são muitas as questões a serem resolvidas, até que a empresa realmente ganhe o mercado.

Neste sentido, o plano ajuda, pois contribui para que o empreendedor, bem como as pessoas que estão lhe ajudando, organizem e estruturem, da melhor maneira possível, as informações e dados que estão em sua mente, e são necessários para a abertura do negócio, e, assim, possam dar continuidade às atividades fundamentais para tirar o plano do papel.

Orientação para expandir com segurança

Todo e qualquer tipo de empresário e empreendedor quer seus negócios sejam prósperos e expandam em algum momento de suas trajetórias. Diante disso, entende-se que o plano de negócios é algo de fundamental importância, pois o documento tem as informações e dados necessários, capazes de orientá-los neste processo de expansão e crescimento da empresa em seu mercado de atuação.

Apoio administrativo

Outro ponto que torna o plano de negócios algo importante para empresas e empresários, é o fato de que os dados e informações contidos nele servem como apoio para que a área administrativa cumpra o seu papel com maestria, principalmente no que diz respeito à números e estratégias.

Comunicação fácil e assertiva

Como o plano de negócios é o documento que contém todas as informações relacionadas à empresa, de forma geral, ele é uma ferramenta e um instrumento que facilita e torna ainda mais assertiva a comunicação que se deve ter entre sócios, colaboradores, clientes, parceiros, investidores e fornecedores.

Captação de recursos

Para empresas em processo de expansão ou que estão iniciando no mercado, o ideal é que elaborem um plano de negócios verdadeiramente eficiente. Isso porque será a partir dele que um possível parceiro ou investidor terá uma visão mais ampla sobre a organização como um todo, analisando assim, se é viável investir recursos financeiros nesta ou não.

0
Dislike0
User badge image

alessandra kleinpaul

Olá!

Essas são as 6 etapas consideradas necessárias:

Sumário executivo: Descrição do empreendimento e os perfis dos colaboradores e empreendedores.

Análise de mercado: Análise de concorrência, dos fornecedores ( qual o prazo de entrega, quais as quantidades mínimas de pedidos), dos clientes ( com que frequência eles costumam comprar...)

Plano de marketing:  É a descrição de tudo, de informações como cores, tamanhos, quantidade, qualidade, sabores, rótulos, marcas, preços...

Plano operacional: É a demonstração dos passos necessários para a venda do produto ou para a prestação de serviço da empresa.

Plano financeiro: É a descrição de tudo que envolve dinheiro, gastos, investimentos e capital de giro em todas as ações descritas no Plano de Negócios.

Análise geral: Seria reavaliar toda a elaboração, se ficou algum ponto esquecido essa é a hora de revisar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais