Buscar

quero saber a resposta das provas discursiv psocologia sociala de

💡 1 Resposta

User badge image

Tailane Gonçalves

A teoria das representações sociais foi difundida por Serge Moscovici. Giacomozzi e Camargo (2004) realizaram uma pesquisa sobre a representação social de mulheres com relacionamento fixo acerca da sexualidade e AIDS. As entrevistadas mencionaram que a contaminação pelo vírus HIV é causada pela falta de consciência das pessoas, e que a prevenção da AIDS é essencial para todas as pessoas, exceto para elas mesmas, pois se sentem protegidas dentro do casamento, confiantes na fidelidade dos seus maridos. Diante disso, conceitue o termo ?representações sociais?.
Resposta Esperada:
A teoria das representações sociais consiste no estudo sistemático das teorias do senso comum. É o saber popular, gerado nos diálogos que ocorrem no dia a dia, formando o pensamento coletivo. As representações sociais norteiam as ações e as interações sociais, já que motivam um conjunto de antecipações e expectativas. A representação social não é apenas um reflexo da realidade, vai além disso, pois interfere nela e a organiza, afetando, assim, as relações dos indivíduos com seu meio físico e social, bem como suas ações.
2. Uma das autoras de maior destaque no que se refere à Psicologia Social brasileira é Sílvia Lane. Ela foi uma das primeiras a redigir e divulgar formulações teóricas que explicitavam o vínculo que a psicologia brasileira mantinha com interesses dominantes. Um dos principais intuitos de Sílvia Lane era contribuir para a transformação social. Desta maneira, escreva quais são as relações entre a Psicologia Social e a Psicologia Sócio-Histórica.

Resposta Esperada:
A relação entre psicologia sócio-histórica e psicologia social se pauta na preocupação que ambas compartilham, pois enfocam mais a interação social, os processos situacionais e a relação da estrutura social com os indivíduos, deixando as condutas particulares em segundo plano. Trata-se de um conhecimento crítico e uma proposta prática consistente. Ambas partem do princípio de que o homem e seu mundo psíquico consistem em uma construção histórica e social da humanidade. Acreditam que não é possível tentar entender o homem desvinculado da sociedade, pois ele é um ser histórico-social e ativo. Ele se constrói como homem a partir das relações que estabelece com o meio e com os outros homens, em um processo dialético. Reconhece o caráter histórico dos fenômenos sociais e humanos. São áreas que buscam conhecer a realidade brasileira, procurando contribuir para a construção de instrumental teórico-prático que promova transformação na direção de uma sociedade justa e igualitária. A psicologia social sócio-histórica não aceita prontamente o que constata; pelo contrário, ela se posiciona, pois o reconhecimento da historicidade dos fenômenos que estuda assim o permite, possibilitando que se use o conhecimento de forma posicionada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais