Buscar

Como calcular uma equação de chuva em uma determinada região?

💡 2 Respostas

User badge image

Júlio Lôbo

Olá Danielle! As equações IDF podem ser calculadas por duas abordagens, a depender se o dado disponível provém de um posto pluviométrico com registro de alturas de chuva subdiárias (discretização < 1 dia, e.g., 5 em 5 min) ou diárias.

No primeiro caso, obtêm-se os quantis de chuva de diferentes durações por meio da análise de frequência(ver Naghettini e Pinto, 2007, cap 8) e, em seguida, estima-se os parâmetros da curva IDF. Os parâmetros da curva IDF podem ser estimados, por exemplo, por meio do algoritmo de Gauss-Newton. Dados subdiários são de difícil obtenção e normalmente devem ser requisitados às entidades operadoras de postos pluviométricos.

No segundo caso, mais comum devido à escassez de dados subdiários, normalmente se recorre à técnica de desagregação de chuvas diárias. Por meio de relações empíricas obtidas na literatura (e.g., DAEE/CETESB, 1980), se consegue converter um quantil¹ de precipitação diária em um quantil de precipitação subdiária. A partir daí, falta apenas estimar os coeficientes da curva IDF. Dados de precipitação diária podem ser obtidos em http://www.snirh.gov.br/hidroweb/.

DAEE/CETESB (1980). Drenagem Urbana, Manual de Projeto, Departamento de Águas e Energia Elétrica e Companhia de Tecnologia de Saneamento, São Paulo.

NAGHETTINI, M.; PINTO, E.J.A. (2007). Hidrologia estatística. Belo Horizonte: CPRM, 552p.

0
Dislike0
User badge image

Suzana Lopes

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.

Assim, o volume da chuva será dado por:

V = (área da base) x altura

V = 1 x 0,1 = 0,1 m3

Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros.

Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de:

V = 0,1 x 1000 = 100 litros

Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais