Buscar

respondão por favor.

Disciplina:

Relações microrganismos e hospedeiros (19432)Avaliação:

Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657336) ( peso.:1,50)

Prova Objetiva:

22309005

1.Existem métodos que possuem a capacidade de reduzir o metabolismo bacteriano, não o eliminando por completo, mas, sim, impedindo sua multiplicação. Considerando esse(s) método(s), analise as opções a seguir:


I- Método bacteriostático.

II- Método bactericida.

III- Esterilização.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença II está correta.b) As sentenças I e II estão corretas.c) Somente a sentença I está correta.d) As sentenças II e III estão corretas.  

2.Os principais grupos de microrganismos, em especial aqueles que têm maior importância no que diz respeito à Higiene e Segurança Alimentar, são: bactérias, fungos, vírus e protozoários. Sobre o tema, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Bactérias.

II- Fungos.

III- Vírus.

IV- Protozoários.


(    ) Potenciais causadores de doenças de origem alimentar. São incapazes de se reproduzirem fora de uma célula viva e não se reproduzem nem sobrevivem por longos períodos em alimentos, sendo simplesmente transportados por eles.

(    ) Causam a maioria dos surtos e casos de doenças transmitidas por alimentos, não só em número como em frequência. Devido à sua estrutura muito simples, e por serem microrganismos unicelulares, replicam-se muito rapidamente caso encontrem nutrientes, temperatura, pH, umidade e concentração de oxigênio adequados.

(    ) Podem, também, ser responsáveis pela ocorrência de doenças de origem alimentar. Em geral, são específicos para cada hospedeiro animal e podem incluir o homem no seu ciclo de vida.

(    ) Embora existam os que são benéficos, utilizados na produção de determinados alimentos como queijos, existem outros que produzem substâncias tóxicas (micotoxinas) que são prejudiciais para o homem, podendo causar problemas graves de saúde.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) II - I - IV - III.b) II - III - I - IV.c) I - II - IV - III.d) III - I - IV - II.  

3.As bactérias possuem uma grande variedade de formas e modos de vida, sendo que algumas vivem solitárias e outras formam colônias. Podemos classificar as bactérias de acordo com seu formato e agrupamento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas formas de bactérias:

a) Cocos, espirilos e bacilos.b) Cocos, vibriões e bacteriófagos.c) Flagelados, ciliados e sarcodíneos.d) Bacilos, cocos e flagelados.  

4.O período entre 1857 e 1914 foi apropriadamente chamado de a Idade de Ouro da Microbiologia, período importante na história da Microbiologia, no qual se consolidou como ciência. Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros na área da Microbiologia. 

Sobre o processo denominado pasteurização, analise as sentenças a seguir:


I- Consiste no resfriamento controlado a fim de produzir microrganismos nocivos.

II- Consiste na inoculação controlada a fim de produzir microrganismos nocivos.

III- Consiste no aquecimento controlado a fim de destruir microrganismos nocivos.

IV- Consiste no patógeno controlado a fim de produzir microrganismos nocivos.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças III e IV estão corretas.b) Somente a sentença II está correta.c) Somente a sentença III está correta.d) Somente a sentença I está correta.  

5.De acordo com Levinson (2016), o ciclo de crescimento bacteriano apresenta quatro fases principais: Fase Lag, Fase Log, Fase Estacionária e Fase de Declínio. Sobre o ciclo de crescimento bacteriano, analise as sentenças a seguir:


I- Podemos afirmar que a fase Lag é aquela na qual ocorrem baixas atividades metabólicas e as células não se dividem. Essa fase pode durar de alguns minutos a muitas horas.

II- A fase log (logarítmica) é a fase em que se observa rápida divisão celular, conhecida também como a fase exponencial, em que o número de células aumenta exponencialmente, 2, 4, 8, 16 vezes, e assim sucessivamente, além do tempo de incubação.

III- A fase estacionária ocorre quando o número de morte celular é igual ao número de células reproduzidas, havendo um equilíbrio na população. A redução de nutrientes ou os produtos tóxicos causam uma diminuição no crescimento.

IV- A fase final corresponde à fase de morte, caracterizada por um declínio no número de bactérias viáveis.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: https://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/1desafio/Cianobacterias%20-%20curva%20de%20crescimento.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.

a) As sentenças I, III e IV estão corretas.b) As sentenças I e III estão corretas.c) As sentenças II, III e IV estão corretas.d) As sentenças I e IV estão corretas.  

6.Microrganismos indicadores vêm sendo utilizados na avaliação da qualidade microbiológica da água há longo tempo, e mais recentemente na de alimentos, devido às dificuldades encontradas na detecção de microrganismos patogênicos. No entanto alguns critérios devem ser considerados na definição de um microrganismo ou grupo de microrganismos como indicadores. Sobre esses critérios, analise as sentenças a seguir:


I- Deve ser de rápida e fácil detecção.

II- Deve ser facilmente distinguível de outros microrganismos da microbiologia de alimentos. 

III- Deve estar sempre presente, quando o patógeno associado estiver. 

IV- Deve estar ausente nos alimentos que estão livres de patógenos, ou estar presentes em quantidades mínimas. 


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.b) Somente a sentença I está correta.c) Somente a sentença III está correta.d) Somente a sentença II está correta.  

7.As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são todas as ocorrências clínicas consequentes da ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênico-infecciosos, toxinogênicos ou infestantes. Considerando um exemplo de microrganismo que produz toxina nos alimentos, assinale a alternativa CORRETA:

a) Taeniasolium.b) Salmonella sp.c) Proteus sp.d) Giardia lamblia.  

8.As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são todas as ocorrências clínicas consequentes da ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos-infecciosos, toxinogênicos ou infestantes. Os microrganismos presentes nos alimentos capazes de causar doenças são conhecidos como:

a) Úteis.b) Deteriorantes.c) Neutros.d) Patogênicos.  

9.A ciência que estuda as bactérias, fungos, protozoários, algas microscópicas e os vírus denomina-se microbiologia. Os microrganismos podem ter seu crescimento controlado por diferentes agentes químicos e físicos. Os Bolores e leveduras são microrganismos conhecidos como:

a) Vírus.b) Fungos.c) Protozoários.d) Bactérias.  

10.Dois grupos de microrganismos estão envolvidos no processo de conservação pelo emprego de baixas temperaturas. Os microrganismos psicrófilos são aqueles cujas temperaturas de crescimento encontram-se na faixa de:

a) -2 °C a -5 °C, sendo encontrados normalmente nos aparelhos domésticos de refrigeração.b) 0 °C a 20 °C, com ótimo entre 10 °C e 15 °C.c) -10 °C a -18 °C, sendo encontrados principalmente em congelados.d) 30 °C a 37 °C, com produção de colônias ou turvação do meio de cultura entre 7 e 10 dias.  


💡 3 Respostas

User badge image

Adriele Mesquita

Oie você conseguiu resolver essas questões?
2
Dislike2
User badge image

RC

Eu também estou com dúvidas e não estou conseguindo material dessa disciplina
0
Dislike1
User badge image

DEBORA RODRIGUES

5 : II - III- IV

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais