Buscar

Questão de processo civil.

O procedimento comum nem sempre é adequado para todos os conflitos que surjam entre as partes. Isso justifica a criação legislativa de procedimentos especiais. (MEDINA, José Miguel Garcia. Curso de Direito Processual Civil Modeno. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020)


Conforme discutido na aula de hoje, responda: nas ações de procedimento especial, nunca deve ser aplicado o procedimento comum? Qual o artigo que fundamenta a questão? E havendo conflito entre o procedimento especial e o procedimento comum, qual deve prevalecer? Justifique e fundamente.

💡 2 Respostas

User badge image

Pablo Cauet

É isso ai
0
Dislike0
User badge image

nego black

Um determinando membro do Ministério Público elaborou uma petição inicial em formato de verso e a encaminhou ao Judiciário. Ao analisar a petição, o Juiz indeferiu a inicial, sem dar qualquer oportunidade de manifestação prévia por parte do membro do MP. A alegação descrita na decisão foi de que, apesar dos requisitos essenciais estarem presentes, a petição não foi elaborada utilizando a forma comum das petições iniciais, pois foi formatada em verso, o que não deveria ser admitido.

Considerando a situação descrita acima, responda apresentando o fundamento legal:

A) A decisão judicial está de acordo com o Processo Civil?

B) Existe irregularidade em indeferir diretamente a inicial sem oportunizar à parte o direito de manifestação?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais