Buscar

Qual a diferença entre capacidade civil de capacidade de exercício?

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Souza

capacidade civil: é quem possui personalidade jurídica, já que se define como sendo a aptidão genérica para aquisição de direitos e deveres.

capacidade de exercício: é a aptidão de exercer por si os atos da vida civil

0
Dislike0
User badge image

Débora Quaresma

ola ...

A diferença entre capacidade civil e capacidade de exercício, e quanto a aquisição dessa capacidade (tempo)

A capacidade civil e aquela adquirida por pessoa pós-uterina, quando se adquire a personalidade se adquire capacidade civil.

ex. vida, alimentos, saúde, família, nome, etc...

A capacidade de exercício e aquela adquirida a partir dos 18 anos, no brasil, como: direito de exercício ao voto e a possibilidade de celebrar contratos.

0
Dislike0
User badge image

Edimar Merotti Rodrigues

Capacidade jurídica - A capacidade civil é a aptidão para adquirir direitos e exercer por si, atos da vida civil e negócios jurídicos, a mesma estabelece poderes para a aquisição e exercício dos direitos. Dois grandes princípios regem a matéria da capacidade: o primeiro é o de que a capacidade se destina à prática dos negócios jurídicos, e não ao fato jurídico, e o segundo, a capacidade é a regra e a incapacidade a exceção. Existem duas espécies de capacidade: a capacidade de direito ou de gozo que é inserido a quem possui personalidade jurídica, já que se define como sendo a aptidão genérica para aquisição de direitos e deveres, e a capacidade de fato ou de exercício que é a aptidão de exercer por si os atos da vida civil.

Capacidade de Direito ou de Gozo - Também denominada capacidade de aquisição de direitos, consiste na possibilidade que toda pessoa tem de ser sujeito de Direito, isto é, figurar num dos polos da Relação Jurídica, esta capacidade é reconhecida a todo ser humano, sem qualquer distinção. Estende-se aos privados de discernimento e aos infantes em geral, independentes do seu grau de desenvolvimento mental. Podendo estes, assim, herdar bens deixados por seus pais, receber doações, etc. É característica inerente ao ser humano, e ninguém se priva dessa capacidade pelo ordenamento jurídico, como está no Art. 1º do Código Civil: "Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil". Esta se inicia com o nascimento da vida. Do ponto de vista doutrinário, distingue-se a capacidade de gozo da chamada legitimação, se a possuir o indivíduo pode se sentir inibido de praticar determinado ato jurídico, em virtude de sua posição social ou de certos interesses. A legitimação consiste em saber se uma pessoa, em face de determinada relação jurídica, possui ou não capacidade para estabelece-la, num outro sentido. Enquanto a capacidade de gozo é subjetiva ao negócio jurídico, a legitimação é pressuposto subjetivo-objetivo. Também conhecida como capacidade de direito, significa a aptidão do home para ser sujeito de direitos e obrigações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais