Buscar

Quais são esses saberes pedagógicos que fazem parte da nossa prática enquanto professores?

💡 1 Resposta

User badge image

Debora Aguiar

A abordagem sobre a formação de professores tendo como ênfase a identidades e saberes da docência vem sendo refletido por vários autores, pelo fato, dessa problemática ser um dos principais assuntos para se buscar a melhoria da formação docente.

Um desses autores que questionam a temática é Selma Garrido Pimenta, a qual traz em seu bojo a discussão sobre como o professor em seu processo "decadente" de formação inicial e continuada constrói seus saberes de maneira falha, e por conseqüência disso vem sendo desvalorizado profissionalmente, ou seja, o mesmo passa a ser um técnico de conhecimentos ou até mesmo um monitor de programas que foram elaborados para serem seguidos sem nenhuma autonomia por parte desse docente.

Concordo com a problemática, pois a mesma busca salientar a importância de uma formação de educadores conscientes e críticos, isto é, que entendam o contexto histórico e social de seus educandos e com o intuito de valorizar a cidadania e a humanização das práticas escolares e superando assim o fracasso escolar, pois é através de professores bem formados que se obterão alunos conscientes.

A autora repensa a formação inicial e continuada, salientando que nas décadas de 70-80, houve uma acentuada perspectiva para as teorias reprodutivistas, as quais tiveram grandes contribuições para o fracasso escolar, pois os docentes eram formados de maneira técnica e burocrática e consequentemente seus alunos eram ensinados de maneira reprodutora e desigual e obedecendo a um currículo tradicional e fechado.

Considero pertinentes as afirmações de Selma Garrido, que aborda as "contribuições" do tecnicista para a formação curricular dos futuros docentes como uma formação inicial, que desenvolve os conteúdos, currículos, estágios distantes da realidade dos mesmos e pautados em perspectivas burocráticas que não se relacionam com a realidade das práticas sociais de educar, e para a construção de uma identidade emancipadora do profissional docente. Contudo, a formação continuada, a prática mais continua a ser utilizada segundo a autora é a realização de cursos de suplência ou de conteúdos de ensino. Esses cursos trazem pouca contribuição e alteração para a prática docente fazendo com que esses futuros professores tenham um ato formador individual.

Para a autora as técnicas reprodutivistas trouxeram inúmeras influências para o contexto da formação de professores influenciando em sua formação inicial e continuada que trás em seus currículos práticas desvinculadas da realidade e com pouca contribuição crítica para a construção de seus saberes e identidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais