A maior rede de estudos do Brasil

quais são as principais formas farmacêuticas para a administração de princípios ativos pela via vaginal ?


8 resposta(s)

User badge image

Ellen Laryssa

Há mais de um mês

comprimidos, cremes,pomadas, géis, loções, óvulos (FORMATO OVÓIDE)

comprimidos, cremes,pomadas, géis, loções, óvulos (FORMATO OVÓIDE)

User badge image

Caio Queiroz

Há mais de um mês

Dentre as principais formas farmacêuticas para administração de fármacos via vaginal temos:

-Comprimidos: que variam em tamanho, forma, peso, dureza, espessura, características de desintegração e em outros aspectos, dependendo do uso a que se destinam e do método de fabricação.

-Óvulos: São formas farmacêuticas sólidas de formato ovóide, destinados para a aplicação vaginal e devendo dispersar ou fundir à temperatura do organismo.

Uso: O uso desta forma tem como objetivo efeito local, mas podendo o fármaco em alguns casos atingir a circulação sistêmica e gerar efeito sistêmico. A maioria usados nessa forma são fármacos adstringentes e antiinfecciosos. 


Cremes: São emulsões semissólidas contendo substância medicamentosa em uma das fases. Emulsões são obtidas a partir da junção de uma fase aquosa e uma fase oleosa sob agitação constante. Podem ser utilizadas na vagina.

Pomada: Preparações de consistência semissólidas, de aspecto homogêneo com a finalidade de exercerem uma ação local ou de promoverem a penetração percutânea dos princípios medicamentosos. Também possuem aplicação de uso via vaginal.


User badge image

Tamíris Oliveira

Há mais de um mês

 loções, cremes, pomadas, adesivos, géis, soluções tópicas e adesivos

Essa pergunta já foi respondida!