Buscar

Disciplina: O Serviço Social no Capitalismo Ano de criação: 28/02/2020 Autor: Suzan Kelly Lima Oliveira

Segundo Marx, "A mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa, a qual, pelas suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. A natureza dessas necessidades, se elas se originam do estômago ou da fantasia, não altera nada na coisa. Aqui também não se trata de como a coisa satisfaz a necessidade humana, se imediatamente, como meio de subsistência, isto é, objeto de consumo, ou se diretamente, como meio de produção". (MARX, 1988, p. 45). 

Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que melhor caracteriza o papel desempenhado pela mercadoria no fenômenos das crises cíclicas no capitalismo. 


( ) A “crise da sobreprodução”, defendida por Marx (1988), é gerada através da relação produtiva contrária que se desponta por meio da questão social, significando um grande leque de problemas sociais, que são resultados das contradições geradas pelo capital e trabalho.

Porém, essa crise é decorrente quando os chamados empregadores, patrões e/ou donos do capital não conseguem vender seus produtos, e não conseguem os lucros esperados, ou então a partir do momento em que a produção não desempenha sua função de ascender lucros, causando o desemprego dos trabalhadores e o aumento da economia.

( ) A maioria dos consumidores das mercadorias são os próprios trabalhadores, que, com salários reduzidos, não conseguem acompanhar a oferta das mesmas em que são produzidas, e assim a produção fica além do consumo. Com a pouca aquisição de mercadorias, geram-se os estoques, diminuindo assim a produção.

( ) Os avanços que a profissão teve são significativos no que conduz sua prática, foram oriundos da organização, pesquisas dos assistentes sociais, resultando em novos espaços ocupacionais para intervir junto à sociedade, porém, em muitos deles, como objetivos completamente contrários aos da profissão

( ) Muitos dos profissionais, nas suas práxis sociais, ainda estão com uma visão retrógrada, com práticas baseadas no imediatismo, fragmentando assim o que foi conquistado coletivamente por outros assistentes sociais no decorrer da história teórico-metodológica da profissão.


💡 1 Resposta

User badge image

Shazzan Gênio

A “crise da sobreprodução”, defendida por Marx (1988), é gerada através da relação produtiva contrária que se desponta por meio da questão social, significando um grande leque de problemas sociais, que são resultados das contradições geradas pelo capital e trabalho. Porém, essa crise é decorrente quando os chamados empregadores, patrões e/ou donos do capital não conseguem vender seus produtos, e não conseguem os lucros esperados, ou então a partir do momento em que a produção não desempenha sua função de ascender lucros, causando o desemprego dos trabalhadores e o aumento da economia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais