Buscar

ESTUDO DE CASO No contexto contemporâneo a geografia populacional está alterada.

Alguns estudiosos acreditam que esse movimento se compara com a onda migratória do início do século 20, quando europeus saíam dos seus países de origem para a América. No mundo atual, quais os principais fatores que estão motivando as migrações internacionais? (1,0)

2) No final do século XIX, muitos europeus imigraram para o Brasil, fugindo de condições adversas em seus países (incluindo guerras, fome, desemprego, falta de terra/moradia, etc.). Entretanto, nem sempre foram bem recebidos ou tiveram sua cultura e tradições aceitas. Em que contexto histórico e por quais motivos imigrantes alemães foram proibidos de falar sua língua materna no Brasil? (1,0)

3) De que maneira o português brasileiro foi enriquecido pela presença de outras línguas faladas no território nacional? (1,0)

4) Na sua região existe algum dialeto ou uso de palavras que vieram com imigrantes de diferentes partes do mundo? Você acredita que isso cont

💡 3 Respostas

User badge image

Cleiton Araujo

 

O homem é um ser social e gregário. Não obstante, é certo que ele não se fixa definitivamente ao lugar onde nasce. São constantes, na história da humanidade, as migrações empreendidas por grupos humanos na busca de melhores condições de vida. Em cenário de globalização essa questão fica ainda mais evidenciada, o mesmo pode realizar essa imigração ou emigração por variados fatores, naturais - como é o caso da falta de chuvas. Desse modo, muitas famílias não conseguem plantar alimentos para a própria sobrevivência. Assim, a melhor solução é procurar por oportunidades em outros países, econômicos - como a falta de empregos e aumentos nos índices de inflação. Diante da maior crise humanitária de sua história, a Venezuela tem obrigado seu povo a se aventurar em busca de refúgio, usando como rota de fuga cidades brasileiras próximas às suas fronteiras, como o caso de Pacaraima em Roraima, que foi invadida por migrantes, criando ao Brasil grandes desafios no tocante às ações de cuidados emergenciais para esse povo. políticos - que envolvem a disputa desigual pelo poder em vários países pelo mundo. Desse modo, ditadores e opositores estão sempre em rota de colisão. Quem perde com isso é povo, que acaba vendo a saída do país como a melhor opção, religiosos - algumas minorias acabam sendo perseguidas por radicais religiosos que perseguem e matam em nome da religião.

No século XX, alguns regimes autoritários, predominados pela violência, preconceito e repressão à liberdade de expressão dominaram muitas nações. No Brasil, no período do “Estado Novo”, o Presidente Getúlio Vargas, instaurou um regime de governo ditador. Nesse período, houve a proibição de falar a língua alemã em público bem como o fechamento de diversas instituições dirigidas por imigrantes e descendentes de alemães. Com o isolamento, os alemães tiveram ainda mais dificuldade de dominar o português, então mantiveram escolas, cultos e missas em língua alemã e acusados de resistência à integração nacional, passaram a ser considerados uma ameaça ao domínio brasileiro nas terras do sul.

No decorrer da sua história,o portugues brasileiro incorporou empréstimos de termos indígenas,como do tupi,mas tambem de linguas africanas,sobretudo do quicongo,quimbundo e umbundo,do frances,do castelhado,do italiano,do alemao,do ingues e do árabe. Quando os primeiros colonizadores chegaram ao Brasil, encontraram apenas indígenas. Diante da dificuldade de diálogo, e da necessidade de mão de obra, milhares de africanos foram trazidos como escravos, dando início a uma pluralidade linguística.

A língua oficial do Brasil é o português, mas quantas vezes você achou que estava em um outro país por não conseguir entender perfeitamente o dialeto de pessoas que cresceram em um estado ou até mesmo em uma cidade diferente da sua, De Norte ao Sul da nação, há uma infinidade de dialetos com uma acentuada diferença lexical e gírias particulares. Nesse caldeirão de sotaques, expressões idiomáticas e palavras, os dialetos do Rio de Janeiro e de São Paulo são os mais presentes nos meios de comunicação. Já a diversidade de dialetos no Nordeste junto com os dialetos amazônicos constituem o chamado português brasileiro setentrional. Em minha cidade os dialetos são variados, vai de mandarim ate nordestino, com a inclusão dessas pessoas em nossas sociedades criam um aculturamento, desenvolvendo assim o respeito e a igualdade.

ESPERO TER AJUDADO, QUEM PUDER CURTIR E COMPARTILHAR EU AGRADEÇO.

8
Dislike0
User badge image

Rodrigo Martins

curte aqui por favor

2
Dislike0
User badge image

Marcos Roque

alguem com as respostas?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais