Buscar

Conjuração Mineira e Baiana

O julgamento da Inconfidência Mineira

A sentença de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, assinada no Rio de Janeiro a 19 de abril de 1792, pôs fim ao julgamento dos envolvidos na Inconfidência Mineira de 1789. O texto abaixo reproduz um trecho dela. Após a leitura, faça as atividades sugeridas. 

A sentença de Tiradentes

Portanto condenam o réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca, e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em o lugar mais público dela será pregada em um poste alto até que o tempo a consuma; o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregados em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e de Cebolas, aonde o réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma. Declaram ao réu infame, e infames seus filhos e netos, tendo-os, e seus bens aplicam para o fisco e câmara real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, e que nunca mais no chão se edifique, e não sendo próprias, serão avaliadas e pagas ao seu dono pelos bens confiscados, e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável réu. 

Extraído de: Lucio José dos Santos. A Inconfidência Mineira. Papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira. São Paulo, Escolas Profissionaes do Lyceu Coração de Jesus, 1927. p. 615. A sentença encontra-se na Biblioteca Nacional, Autos-crime, 1792, p. 59-75. 


1) Pesquise na internet o significado das palavras do texto que você desconhece e anote sua definição. 

2) Pesquise porque a sentença de Tiradentes foi tão rigorosa, sendo ele o único de todos os revoltosos a ser condenado a morte. 




💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Eduardo Debortoli

1) Infâmia: perda da fama, do crédito, da honra; descrédito, desonra, ignomínia.

2)Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

Seu ofício de dentista (um trabalho braçal, malvisto na época) também pode ter pesado na decisão. Originalmente, porém, outros cinco também haviam sido condenados à morte pelo crime de lesa-majestade (traição à pessoa do rei). Mas foram perdoados pela rainha dona Maria 1ª e expulsos para a África.

Para Tiradentes, não houve jeito: foi enforcado em 21 de abril de 1792. Sua cabeça foi cortada e levada para a cidade de Vila Rica, a atual Ouro Preto. O corpo, esquartejado, foi espalhado pelos caminhos de Minas Gerais. Era o exemplo que fiava para aqueles que pensassem em questionar o poder de Portugal”, diz o professor de história Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos. 

3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais