Buscar

planejamento estratégico

O pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo desde seu surgimento e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2) “saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual”.

Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(  ) Um dos modelos associados à perspectiva de economia industrial é o Modelo de Análise da Indústria, ou Modelo das Cinco Forças, de Michael Porter, elaborado na década de 1980, em que as forças ambientais moldam a estrutura de um setor, que determina a médio e longo prazo o seu nível de competição e de rentabilidade, isto é, os ganhos obtidos em relação ao total de dinheiro investido pela empresa.

(  ) A perspectiva de economia industrial associa a criação de valor ao ambiente interno da organização,

que se dá pelo desempenho superior gerado pelo capital humano e intelectual.

(  ) A perspectiva da estratégia baseada em recursos considera que suas competências essenciais, isto é,

os seus recursos e capacidades internas é que proporcionam à empresa um desempenho superior em relação aos concorrentes e, consequentemente, geram vantagem competitiva.

(  ) A perspectiva da estratégia baseada em recursos considera que para que uma empresa possa criar maior valor que seus concorrentes, deve haver alguma diferença entre a oferta dessa empresa e a de seus concorrentes: ou porque os consumidores preferem os produtos dessa empresa e estão dispostos a pagar mais por eles; ou porque há uma vantagem de custo nos produtos dessa empresa frente à dos concorrentes.

(  ) A perspectiva do foco no capital humano e intelectual é uma derivação da perspectiva baseada em recursos, mas considera que as estratégias baseadas em competências dependem diretamente de pessoas e conhecimento, sobretudo em uma economia baseada no conhecimento.

 Assinale a resposta que apresenta a sequência correta:

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais