Buscar

1. João Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil (art. 121, parágrafo 2, II,

  1. João Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil (art. 121, parágrafo 2, II, do Código Penal). Logo após o recebimento da denúncia, o magistrado, acatando o pedido realizado pelo Ministério Público, decretou a prisão preventiva do acusado, já que havia documentação comprobatória de que o réu estava fugindo do país, a fim de se furtar de uma possível sentença condenatória ao final do processo. O processo transcorreu normalmente, tendo ao réu sido assegurados todos os seus direitos legais. Após cinco anos de prisão provisória, foi marcada a audiência no Plenário do Júri. Os jurados, por unanimidade, consideraram o réu culpado pela prática do homicídio supramencionado. O Juiz Presidente então passou a aplicação da pena e, ao término o cálculo no rito trifásico, obteve a pena de 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Sobre a hipótese narrada, responda as questões:

a)   Qual o instituto penal deve ser aplicado para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade, tendo em vista que João Paulo já cumpriu cinco anos de prisão provisória? Explique e fundamente.


b)   Qual a pena que João Paulo ainda deverá cumprir? Qual o respectivo regime? Após quanto tempo poderá requerer ao juízo de execução a progressão para regime mais benéfico? Quais os requisitos para progressão?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar o regime inicial de pena privativa de liberdade, considerando que João Paulo já cumpriu cinco anos de prisão provisória, deve-se aplicar o instituto penal da detração penal. A detração penal é a forma de descontar o tempo de prisão provisória do total da pena imposta, levando em consideração o período em que o acusado esteve privado de liberdade antes da condenação definitiva. Portanto, o tempo de prisão provisória já cumprido por João Paulo será descontado da pena total a ser cumprida. b) A pena que João Paulo ainda deverá cumprir é de 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Após cumprir parte dessa pena, ele poderá requerer ao juízo de execução a progressão para um regime mais benéfico, como o regime semiaberto. O tempo necessário para requerer a progressão de regime varia de acordo com a legislação penal vigente e pode depender de alguns requisitos, como o cumprimento de um determinado período da pena, bom comportamento carcerário e participação em atividades de ressocialização. É importante consultar a legislação penal atualizada para verificar os requisitos específicos para a progressão de regime.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais