Buscar

Dê um exemplo de metodologia ativa para ser aplicado na escola?

💡 3 Respostas

User badge image

Jessica Santos

Uso de gamificação

Educação, tecnologia e inovação são alguns dos assuntos mais debatidos atualmente e foi, inclusive, o tema da edição de 2017 da Bett Brasil Educar, um dos maiores eventos de educação do país. A tecnologia por si só não é capaz de tornar a aula dinâmica, mas se bem utilizada e com educadores capacitados, pode contribuir para uma aula dinâmica e eficiente.

0
Dislike0
User badge image

Lais Mendes

Já reparou como as principais tendências da educação possuem o mesmo foco, que é colocar o aluno como protagonista do aprendizado?

Esse é o objetivo das metodologia ativasum conceito que está ganhando cada vez mais visibilidade e espaço nas instituições de ensino.

As metodologias ativas incentivam uma educação ativa nas escolas, onde o aluno possa ser o construtor do próprio conhecimento e participante ativo nas aulas. 

Além de ajudar a diminuir problemas comuns que vemos nas salas de aula, como a falta de concentração, motivação e engajamento dos alunos.

  • Metodologias ativas na educação
  • Metodologias ativas: Como definir quais aplicar
  • Aplicando metodologias Ativas na sua escola
  • 5 dicas para ajudar a preparar os professores a trabalhar com metodologias ativas
  • Metodologias ativas: Como contornar as principais dificuldades de aplicação

Metodologias ativas na educação básica

É super importante considerar que a era digital gerou novas necessidades nas mentes e no comportamento humano.

Os jovens e crianças atualmente são bem diferentes dos alunos do passado. Eles são o que chamamos de nativos digitais, que já nasceram com tecnologias digitais presentes no seu dia a dia.

Eles estão sempre conectados. Difícil ver uma criança que não goste de celular, não é mesmo?

Talvez pensar na tecnologia na educação possa ser difícil de imaginar para quem nasceu antes da década de 90, os imigrantes digitais. Mas para os jovens essa interação é ainda mais natural do que escrever no próprio caderno.

Esse fácil acesso à tecnologia deve ser usado como um aliado na educação, inclusive com o uso de metodologias ativas diferenciadas e modernas.

Metodologias ativas: Como definir quais aplicar ?

As metodologias ativas estão sendo inseridas como uma estratégia pedagógica, tanto para o desenvolvimento de habilidades dos alunos (soft skills), como para desmistificar o conceito tradicional sobre o que é ensinar.

A escolha das metodologias ativas precisa acompanhar os objetivos de aprendizagem pretendidos. Ou seja, entender quais se encaixam melhor para gerar melhores resultados.

Para definir quais usar, leve alguns critérios em conta:

  • Objetivo de aprendizagem da escola
  • Escolher a metodologia ativa de acordo com o conteúdo que será trabalhado.
  • Quais habilidades a serem desenvolvidas, de acordo com a BNCC.
  • Identificar quais recursos cada metodologia ativa irá demandar.

Tais critérios viabilizam escolhas mais efetivas. Visto que, precisa estar alinhada ao objetivo de aprendizagem da escola.

Cada metodologia ativa trabalha com algumas ferramentas. Algumas demandam mais recursos que a escola precisa aderir enquanto outras exigem apenas de papel e caneta. 

Como implementar metodologias ativas na sua instituição?

Para começar a aplicar as metodologias ativas na sua instituição é necessário que elas estejam dialogando com as diferentes iniciativas, projetos e espaços pedagógicos existentes na dinâmica da escola.

O que vai facilitar inclusive a adequação às novas regras da BNCC, que também foca não só cognitivo, como também no social, emocional e cultural.

Uma das primeiras práticas que deve ser adotada é a capacitação de coordenadores e professores para trabalhar com metodologias ativas. Pois exige novos processos de trabalho e de relacionamento.

Capacitar pode ser oferecer oficinas de treinamento de aplicação para os docentes, trazer algumas referências na área para falar sobre o tema, apresentação de cases de metodologias ativas e criação de um ambiente favorável para isso.

A capacitação é um ponto muito importante de ser ressaltado. Por isso que incluímos uma formação de professores em metodologias ativas quando uma escola nova começa a usar a Jovens Gênios.

Como a plataforma digital de aprendizagem da Jovens Gênios usa gamificação e metodologias ativas, sem essa formação, os professores poderiam ficar perdidos e não tirariam o melhor proveito da ferramenta que tem em mãos.

Outra prática indispensável é dar abertura aos alunos para sinalizar interesses pessoais e necessidades específicas. 

É importante que eles se sintam parte da implementação das metodologias ativas.

Para isso, realize um trabalho nas aulas de conscientização dos alunos acerca dos benefícios das metodologias ativas, a fim de diminuir a resistência. 

Na aplicação das metodologias ativas, ofereça recompensas estimulantes tanto para engajá-los quanto para terem autonomia de opinar se estão aprendendo e se estão gostando.

5 dicas para ajudar a preparar os professores para lidar com metodologias ativas

  1. Vá aos poucos usando algumas ferramentas de cada uma das metodologias até que os alunos comecem a se acostumar com esses modelos de aula diferentes e os processos tornem-se mais naturais.
  2. Comece aos poucos. Primeiro mude a configuração da sala de aula para algo que permita mais a troca entre todos. Pode ser um grande círculo ou pequenos círculos com diferentes atividades ao estilo “Rotação por Estações”.
  3. Em sala de aula, promover atividades como debates entre os alunos, estudo de casos reais e solução de problemas práticos.
  4. Para estimular autonomia, liderança e análise deles.O professor deve estar receptivo a críticas e sugestões. Mostre abertura para tirar duvidas e orientá-los.
  5. Criar planos de aula e calendários com o uso de metodologias ativas, são peças-chaves para ajudar a ter um norte para as realizações das atividades.

Metodologias ativas: Como contornar as principais dificuldades de aplicação 

O uso das metodologias ativas vai demandar do professor uma mudança de modelo mental sobre o papel dele na sala de aula.

Ele passa a ser um mediador na construção do conhecimento para os alunos terem autonomia e espaço para planejar seu próprio aprendizado.

Além disso, importante ter em mente que o objetivo do uso de metodologias ativas não é substituir os professores e sim auxiliá-los na construção do ensino, visto que alguns são resistentes ao uso dessa inovação. 

Peça para os alunos darem feedback uns aos outros e se autoavaliarem também.

Encare o erro de forma positiva, como oportunidade dos alunos desenvolverem criticismo, visto que o erro é tratado de forma negativa e punitiva.

Conclusão

Nas primeiras aulas e projetos talvez muitas coisas saiam errado. Mas não se frustre e nem desista. Os benefícios são grandes demais para os alunos.

Lembre-se que no começo, serão mudanças incrementais. Aos poucos, se tornarão mudanças mais profundas, disruptivas e significativas.

A aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação, especialmente no Brasil, onde o setor necessita de transformações substanciais.

OBS:CURTE AI A RESPOSTA

0
Dislike0
User badge image

SF Games

Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em projetos


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais