Buscar

Qual a relação entre as doenças e as organelas?

Algumas pessoas apresentam doenças relacionadas às organelas. Seu desafio será relacionar as doenças a seguir com alterações das organelas:

1) Esta doença causa disfunção muscular e metabolismo energético muito elevado. As células musculares esqueléticas são muito sensíveis aos defeitos desta organela. Causa queda das pálpebras superiores e, posteriormente, dificuldade em deglutir, ocasionando, também, fraqueza dos músculos inferiores. É uma doenças hereditária causada por mutações no DNA e é de herança exclusivamente materna.


2) Esta doença provoca infecções crônicas do trato respiratório, como sinusites e bronquites, podendo levar à esterilidade masculina por falta de motilidade dos espermatozoides.


​​​​​​​3) Esta doença é causada pela deficiência ou ausência total de uma enzima que deveria ser produzida e armazenada dentro de uma organela. A deficiência desta enzima interfere na metabolização de gorduras, causando seu acúmulo no interior da organela deficiente. Este acúmulo leva ao mau funcionamento dos órgãos como rins, fígado e coração.

💡 2 Respostas

User badge image

joyce sabrina

A primeira doença é causada pela mitocôndria, organela que possui material genético próprio (DNA). A doença é exclusivamente de herança materna, uma vez que todas as mitocôndrias do embrião são derivadas do óvulo.

A segunda doença é causada por mutações que afetam as proteínas dos cílios e flagelos. Os espermatozoides se locomovem através dos flagelos, e alterações nas proteínas que formam essa organela podem levar à infertilidade masculina. Os cílios encontrados nas células da traqueia e dos brônquios impedem a entrada de impurezas que inalamos para os pulmões. Sua imobilidade pode acarretar vários problemas respiratórios, como sinusites e bronquites.

A terceira doença é causada pela organela que armazena enzimas: o lisossomo. Muitas enzimas produzidas e armazenadas nos lisossomos são importantes na metabolização de diversas moléculas. A incapacidade de metabolizar algumas substâncias por falta da enzima ou por baixa produção faz com que estas substâncias sejam acumuladas intracelularmente. Um exemplo é o acúmulo de lipídeos dentro das células do coração ou dos rins, interferindo no seu funcionamento. Algumas substâncias que ficam acumuladas nos lisossomos podem causar retardo mental e alterações do crescimento.

5
Dislike0
User badge image

Estudante PD

1 - A doença é chamada de Miastenia, conhecida por ser autoimune, que interfere em alguns do compostos da placa motora incumbida de estimular o nervo que causa a contração muscular. Lembrando que não é apenas uma herança unicamente herdada da mãe;

2 - Já essa doença é conhecida por ser bastante rara e seu nome é Síndrome de Kartagener, também chamada de Discinesia Ciliar Primaria. Ela faz com que o enfermo tenha Situs inversus, Bronquiectasia e Sinusite. E sim, ela pode levar a infertilidade pois os espermatozoides acabam não conseguindo se transportar pelo canais presentes no testículos.

3 - Essa aqui é uma doença de caráter genético é chamada de Doença de Fabry e que também é passada pelos seus antecessores. O que acontece nessa doença é o acumulo de GB3 nos lisossomos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais