A maior rede de estudos do Brasil

SIMULADO: AV

Qual a missão PRINCIPAL da Administração de Recursos Humanos?


Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações Capacitar os gestores para liderar suas equipes. Descrever detalhadamente as tarefas do cargo. Melhorar os resultados financeiros da organização Equilibrar os recursos materiais e administrativos de uma empresa Respondido em 17/10/2020 09:20:47


Explicação:Cabe a área de RH promover iniciativas e ferramentas para desenvolver plenamente as pessoas de uma organização. Isso ocorre através da preparação das lideranças para o desenvolvimento de suas equipes.

2a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

As enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações demandam uma moderna gestão de recursos humanos que responda aos desafios de administrar pessoas. Nesse contexto, o gestor precisa:


ajudar seus colaboradores a lidar com à temporariedade, favorecendo a convivência com a flexibilidade e a imprevisibilidade.

ajudar seus colaboradores na escolha entre a priorização da vida pessoal ou da vida profissional. enfrentar dilemas e escolhas de natureza ética, pautadas num modelo racional e objetivo de tomada de decisão. liderar pessoas em organizações verticalizadas e mecanicistas e favorecer o trabalho remoto e as decisões centralizadas. lidar com o grau de homogeneidade da composição da força de trabalho e administrar com eficácia a diversidade nas organizações. Respondido em 17/10/2020 09:21:42


Explicação:Devido às mudanças de mercado, o gestor de RH tem o papel de colaborar para administração da temporalidade, devido presenciar mudanças constantes de um ambiente volátil, contribuindo para a melhora administração de um ambiente flexível e imprevisível.

 

3a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

Vimos em nossos estudos que Recursos Humanos são "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade" (TOLEDO, 1986). Assinale a única resposta que NÃO se refere a uma função do RH:


Padronizar comportamentos, relegando o tipo de negócio e a subjetividade dos colaboradores. Recrutar e selecionar pessoas para compor o quadro organizacional. Motivar as pessoas, direcionando-as aos objetivos organizacionais. Desenvolver pessoas através de programas de educação corporativa, por exemplo. Manter pessoas através de programas de segurança e qualidade de vida no trabalho. Respondido em 17/10/2020 09:22:41


Explicação:Dentro das atribuições e desafios da área de RH, podemos destacar as iniciativas de atração, desenvolvimento e retenção dos colaboradores. O estimulo ao pleno desenvolvimento de competências, criatividade, inovação, fazer diferente na busca de melhores soluções, requer uma forma mais ampla de atuação. Comportamentos padronizados não estão dentro do escopo, pois em ambientes competitivos, torna-se necessário atitudes adeqaudas aos desafios apresentados.

4a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

A dinâmica de grupo é um instrumento, uma ferramenta que possibilita a criação, a recriação e a utilização do conhecimento. Significa força, energia e ação. Sobre a utilização da dinâmica de grupo em seleção é correto afirmar :


A dinâmica de grupo não consegue abreviar, na medida do possível, o processo seletivo, já que o número de candidatos é sempre bem maior do que o número de vagas. Em virtude de geralmente contar com a presença do gestor da vaga a dinâmica não agiliza e dificulta o processo de decisão quanto ao candidato a ser selecionado. Em um processo de dinâmica, em geral, não há a presença de um profissional , somenterepresentantes da éra. A dinâmica de grupo permite acompanhar a reação dos candidatos diante de um grupo, avaliar os comportamentos em relação às exigências do perfil. A dinâmica de grupo, pela exigência de se ter um grupo maior de candidatos, a participação do gestor da vaga torna o processo seletivo mais moroso e complexo. Respondido em 17/10/2020 09:23:24


Explicação:A dinâmica de grupo se propõe a expor um grupo de participantes sob observação a uma atividade dinâmica, um jogo, um projeto, uma prática de forma que se possa observar as reações dos participantes, seus desempenhos nas atividades, suas iniciativas, suas contribuições, suas comunicações, suas interações, e a partir daí traçar um perfil dos candidatos nas atividades grupais e comparar tais desempenhos ao que será exigido no cargo a selecionar.

5a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

No que diz respeito a integração dos colaboradores antigos, quais são as possíveis três formas de atuação do RH? I - Integração social . II - Integração funcional. III - Integração de todos os colaboradores.


Apenas a alternativa III está correta. Apenas as alternativas I e III estão corretas. Apenas a alternativa I está correta. Apenas a alternativa II está correta. As alternativas I, II e III estão corretas. Respondido em 17/10/2020 09:24:03


Explicação:As possíveis três formas de atuação do RH são: I - Integração social . II - Integração funcional. III - Integração de todos os colaboradores.

6a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

José, Gerente de RH de sua empresa, precisa entregar um relatório para a Direção, sugerindo a implementação de programas de treinamento, baseado nos resultados da última Avaliação de Desempenho dos colaboradores. Nesse relatório, irá descrever todas as etapas do processo de Treinamento. Qual desses objetivos é pertinente à primeira delas, ou seja, ao Levantamento das Necessidades de Treinamento?


Diagnóstico de quem precisa de treinamentos para reciclagem. Levantamento dos funcionários que podem ser promovidos. Levantamento das causas das demissões efetuadas no último semestre. Análise da eficácia dos processos seletivos da empresa. Análise das últimas promoções efetuadas. Respondido em 17/10/2020 09:27:14


Explicação:Nesse caso, a avaliação de desempenho aponta as necessidades de treinamento e desenvolvimento através das lacunas identificadas ou necessidade de aprimoramento/reciclagem para melhor desemepenho da função atual ou oportunidades futuras. 

7a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

Sobre o tema Relações trabalhistas e sindicais, visto em nossas aulas, marque a única opção que é FALSA:


O sindicato é uma associação de caráter , formada por trabalhadores ou empresários que exercem a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de estudar e defender seus interesses. O reajuste salarial não é uma cláusula econômica negociada comumente pelos sindicatos, mas sempre pelo funcionário diretamente com o empregador. Relações trabalhistas são as relações coletivas entre as empresas, os funcionários, os sindicatos e o Estado. O LOCKOUT é a paralisação temporária da atividade econômica pelo empregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores, a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações. O movimento dos sindicatos surgiu no século XVIII, com o advento do capitalismo, na Inglaterra. Respondido em 17/10/2020 09:25:31


Explicação:O sindicato tem esse papel negociador. Assim, o reajuste salarial é uma cláusula econômica negociada comumente pelos sindicatos com o empregador.

8a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

Sobre o assunto "administração de cargos e salários", analise as afirmativas a seguir:

I. O cargo é caracterizado como o papel que o funcionário assume dentro da organização. 

II. Cada cargo possui um valor relativo, correspondente as suas atribuições, responsabilidades, autoridades e conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas no cargo.

III. A administração de cargos e salários é um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ ou manter estruturas equitativas e justas na organização.

Está correto apenas o que se afirma em:


I, II e III. 

II e III. 

I.

I e II. 

I e III. 

Respondido em 17/10/2020 09:35:41


Explicação:O cargo é caracterizado como o papel que o funcionário assume dentro da organização. Assim, cada cargo possui um valor relativo, correspondente as suas atribuições, responsabilidades, autoridades e conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas no cargo. Para Luz (2008) a administração de cargos e salários corresponde a combinação de diferentes formas de recompensa que busca equilibrar os objetivos da organização com o comportamento dos profissionais. Chiavenato (2008, p. 302) assume que a administração de cargos e salários é um ¿conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ ou manter estruturas equitativas e justas na organização¿. Assim, para o autor ¿somente se pode remunerar com justiça e quidade o ocupante de um cargo se se conhecer o valor desse cargo em relação aos demais cargos da organização e à situação do mercado¿.

9a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

Como podemos definir um - Risco Químico -, segundo critérios definidos pela Segurança do Trabalho?


Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que, se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas, provocam reações tóxicas. Acidente ocorrido no exercício do trabalho, a serviço do empregador ou no trajeto de ida e volta do emprego, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou capacidade para o trabalho. Doença contraída em ambiente do trabalho ou no exercício das atribuições das funções do cargo. Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que, quando absorvidos pela pele, provocam reações alérgicas que podem levar ao óbito. Estudo e execução de medidas que visam à remoção das condições inseguras, dos atos inseguros e dos riscos de trabalho, a fim de eliminar ou reduzir o número e/ou a gravidade dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Respondido em 17/10/2020 09:31:33


Explicação:O aluno terá que saber o que é risco químico. São elementos gasosos, líquidos ou sólidos que, se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas, provocam reações tóxicas.

10a

          Questão Acerto: 1,0 / 1,0

Os benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos oferecidos aos funcionários. Eles incluem saúde, segurança, férias, pensões, planos de educação e descontos em produtos da companhia. Ao considerar essa definição, entende-se que existem dois tipos de benefícios, o social e o legal. Entre as alternativas abaixo, identifique os benefícios que são de direito do trabalhador por exigência legal:


b) cesta básica, auxílio funeral e cartão de crédito. d) férias, auxílio alimentação e adiantamento salarial. c) empréstimo, auxílio educação e previdência privada. e) férias, 13º salário e auxílio doença. a) vale transporte, assistência médica e seguro de vida. Respondido em 17/10/2020 09:30:53


Explicação:Na Consolidação das Leis Trabalhistas há diversos direitos e benefícios concedidos ao trabalhador brasileiro, tais como: férias, 13º salário e auxílio doença.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes