Buscar

Atividade I Unicesumar

ranking, com 100 companhias de todo o globo, classifica as corporações por sua performance em critérios, levando em consideração doze parâmetros em sua avaliação, como produtividade energética, redução da emissão de gás carbônico, uso da água, produção de resíduos sólidos, diversidade de gênero no conselho da empresa, receita derivada de produtos sustentáveis e sustentabilidade em geral. 

Em seu 15º ano, a lista é compilada pela revista canadense especializada Corporate Knights (Quadro 1), que analisa 7,5 mil empresas com receita anual superior a US$ 1 bilhão. Quatro empresas brasileiras conseguiram um lugar de destaque no ranking como Banco do Brasil, em 8º lugar, Natura, em 15º lugar, CEMIG em 19º lugar, e ENGIE Brasil Energia em 72º lugar.

No entanto, o topo da lista deste ano é ocupado pela Chr. Hansen Holding, empresa dinamarquesa de biociência que obtém mais de 80% de sua receita desenvolvendo soluções sustentáveis para preservar alimentos como iogurte e leite e protegendo as plantações por meio do uso de bactérias naturais em vez de pesticidas. Aproximadamente 30% do conselho da empresa é composto por mulheres, e o salário do CEO é cerca de 24 vezes maior do que a média do funcionário, sendo uma taxa baixa para o ranking.

  

Quadro 1 - Ranking das empresas mais sustentáveis do mundo o “Global 100” de 2019 da Revista para o Capitalismo Limpo - Corporate Knights

ClassificaçãoEmpresaPaísSegmentoPontuação geral1Chr. Hansen Holding A/SDinamarcaAlimentos ou outros agentes químicos82,99%2Kering SAFrançaVestuário e acessórios81,55%3Neste CorporationFinlândiaRefinarias de Petróleo80,92%4ØrstedDinamarcaMercado atacadista de energia80,13%5GlaxoSmithKline plcReino UnidoBiofarmacêuticos79,41%6Prologis, Inc.Estados UnidosFundos de investimento imobiliário79,12%7UmicoreBélgicaProdutos de metais primários79,05%8Banco do Brasil S.A.BrasilBancos78,15%9Shinhan Financial Group Co.Coréia do SulBancos77,75%10Taiwan SemiconductorTaiwanEquipamentos semicondutor77,71%15Natura Cosméticos S.A.BrasilCuidados pessoais e higiene75,55%19CEMIGBrasilUtilidades elétricas75,18%72ENGIE Brasil Energia S.A.BrasilMercado atacadista de energia60,0

Considerando o quadro e as informações apresentadas, redija um texto dissertativo a respeito das organizações sustentáveis, ou seja, organizações que buscam e que apresentam ações voltadas para as três dimensões básicas ou pilares do desenvolvimento sustentável. Em seu texto, apresente:

 

a) o propósito das organizações buscarem o desenvolvimento sustentável em seus processos produtivos.

b) exemplos de ações voltadas para a sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social nas organizações.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais