A maior rede de estudos do Brasil

todas perguntas

Aristóteles (384-322 a.C nasceu em 384 ou 383 a.C. Por ter nascido na cidade de Estagira, por vezes ele é chamado de “o estagirita”. De acordo com os princípios de Aristóteles, assinale a afirmativa incorreta:

 Para Aristóteles a experiência é a única fonte de conhecimento autêntico.

 Segundo Aristóteles, no intelecto não há nada que antes não tenha passado pelo concreto.

 De acordo com Aristóteles, existem ideias puras a serem investigadas ou procuradas por trás das aparências.

 Aristóteles estabeleceu a metodologia que permearia toda a pesquisa científica e a investigação filosófica do Ocidente até praticamente a Idade Moderna.

O Iluminismo foi o movimento intelectual que caracterizou o pensamento europeu no período que decorre entre a Revolução Inglesa (1688) e a Revolução Francesa (1789). Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre o iluminismo.

 

I-      O nome deriva do seu objetivo de iluminar com a razão todas as áreas da ação humana..

II-   São precursores do Iluminismo vários pensadores da Renascença, que foram buscar inspiração para os seus anseios de renovação nos filósofos da Antiguidade clássica.

III- As fontes filosóficas do Iluminismo são o racionalismo inaugurado por René Descartes (1596-1649) e o empirismo inglês, especialmente de John Locke (1632-1704).

 

Estão corretas as afirmativas:

 Todas as afirmativas estão corretas.

 Apenas a afirmativa I está correta.

 As afirmativas I e III estão corretas.

 Apenas a afirmativa II está correta.

Sobre as distinções entre ética e moral, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

 

(  ) A moral consiste na reflexão acerca dos valores.

(  ) A função de um filósofo que se dedica ao estudo da ética é discutir (refletir) se os valores morais de uma determinada época são éticos ou não.

(  ) A ética é a prática dos valores, ou seja, o conjunto de regras ou normas de conduta próprias de uma dada sociedade, um grupo social ou um indivíduo.

(  ) Conhecer como uma pessoa se comporta diante das coisas é conhecer a sua formação moral.

 

A ordem correta é:

 V-F-F-V

 F-V-F-V

 V-V-V-F

 F-F-V- F

A técnica maiêutica é um método que consiste em “parir”, “dar à luz” a ideias complexas a partir de perguntas simples, articuladas a partir de um determinado assunto. Qual filósofo gerou este conceito?

 Aristóteles

 Nietzsche

 Sócrates

 Platão

Immanuel Kant seguiu sempre uma disciplina rigorosa, tanto na vida quanto na sua investigação filosóficacom base nas concepções de Immanuel Kant, assinale a alternativa incorreta.

 Para Kant o conhecimento é dependente da experiência, uma vez que ela pode dar valor universal e necessário aos conhecimentos que dela derivam.

 Immanuel Kant define a filosofia como “a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana”.

 A “Crítica da razão pura” foi instituída por Kant, caracterizando-se como uma autocrítica geral da razão no que diz respeito a todos os conhecimentos a que se pode aspirar independentemente da experiência.

 Kant é partidário da postura de que é possível a aquisição de conhecimentos extrínsecos à experiência

- O pensamento de Karl Heinrich Marx tem três fontes principais: a economia política inglesa do início do século XIX, o idealismo alemão e o materialismo filosófico francês do século XVIII. Marx, por sua vez, parte do ponto de vista do trabalhador, distinguindo duas formas de trabalho: TRABALHO-AÇÃO e TRABALHO-RESULTADO, assim, analise as asserções a seguir.

 

I-      TRABALHO-AÇÃO → a força de trabalho que é vendida pelo trabalhador e paga pelo empregador.

II-   TRABALHO-RESULTADO → o produto do trabalho realizado pelo trabalhador e vendido pelo empregador no mercado.

III- Para Marx, O TRABALHO-AÇÃO e o TRABALHO-RESULTADO apresentam o mesmo valor, já que entre elas existe, como semelhança de valor, a mais-valia, isto é, o lucro do empregador.

 Todas estão corretas.

 III.

 II.

 I e II

Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX, à vista das concepções de Schopenhauer, marque C para as alternativas corretas e I para as alternativas incorretas.

 

(  ) O ponto de partida do pensamento de Schopenhauer é a filosofia sofista.

(  ) Schopenhauer concluiu que o mundo não seria mais do que representações, entendidas por ele, em um primeiro momento, como síntese entre o subjetivo e o objetivo, a realidade exterior e a consciência humana.

(  ) Segundo Schopenhauer, o egoísmo origina-se da vontade que intenta afirmar o seu ímpeto individual, e a superação do egoísmo só é possível por meio do conhecimento da natureza única e universal da vontade.

(  ) Para Schopenhauer, o corpo humano é apenas objetivação da vontade, tal como aparece para a percepção externa.

 

A ordem correta é:

 C – I – C - I

  I – C – C – C

  I – I – C– C

 C – C – I – C

O conhecimento para Platão ocorre, em primeiro momento, quando recordamos imperfeitamente dos arquétipos que a alma teria contemplado no mundo das ideias antes do nascimento corporal. A esse processo dá-se o nome de anamnesis (reminiscência). Após isso, o conhecimento passa ainda por três níveis fundamentais: sensível, discursivo e intelectivo. Dessa forma, verifique a seguir qual a relação correta entre as duas colunas e, em seguida, marque a opção correta

  1. O conhecimento sensível
  2. O conhecimento discursivo
  3. O conhecimento intelectivo

(       ) implica o conhecimento da matemática, a única ciência que possui uma natureza não corpórea

(       ) é efetuado pelos sentidos no mundo dos fenômenos

(       ) só a filosofia é capaz de levar, por meio de um corte completo com a experiência sensorial

  2 – 1– 3.

 

 

  1– 2 – 3.

 

 2 – 3 – 1.

 

 

 3 – 1 – 2.

 

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) é considerado precursor dos movimentos socialistas, sendo um dos primeiros a atacar a propriedade privada, dessa forma, marque a alternativa incorreta com relação às concepções de Rousseau:

  Era um crítico feroz da tradição, de certa forma Rousseau representa a consolidação do Neoplatonismo.

 a)     Segundo Rousseau, a sociedade e a civilização corrompem o ser humano, sendo preciso voltar à natureza, à liberdade e à fraternidade originais.

 

 

  Rousseau imagina uma educação igualmente natural, em que o aluno não seja oprimido pelo professor, mas antes encontre espaço para o livre desenvolvimento de suas potencialidades.

 

 

 Para Rousseau de um estado de natureza ideal surge o Estado como escravidão. Esse Estado tirânico deve ser substituído por um outro que tenha por base a liberdade e no qual a vontade geral dos cidadãos encontre a sua livre expressão.

 

 

Para Auguste Comte, a evolução social da humanidade estaria igualmente sujeita a leis naturais fixas, que independem de qualquer intervenção da vontade humana, sendo elas:

 A fase mítica, a fase heroica e a fase humana.

 O estado teológico, o estado metafísico e o estado positivo.

 O princípio de identidade, o princípio de não contradição e o princípio do terceiro excluído.

 A moral, o sábio e a eternidade.



19 resposta(s)

User badge image

VANESSA BARBOSA

Há mais de um mês

1 C, 2A, 3B, 4C, 5A, 6D, 7B, 8A, 9A, 10B

1 C, 2A, 3B, 4C, 5A, 6D, 7B, 8A, 9A, 10B

User badge image

Danubia Nunes

Há mais de um mês

1-c
2-a
3-b
4-c
5-a
6-d
7-b
8-a
9-a
10-b

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes