A maior rede de estudos do Brasil

Os estudos epidemiológicos constituem um instrumento fundamental, pois promovem a avaliação das condições de saúde da população, por meio da ....

Os estudos epidemiológicos constituem um instrumento fundamental, pois promovem a avaliação das condições de saúde da população, por meio da investigação de seus determinantes e das ações destinadas a alterá-las. Além disso, favorecem na elaboração de hipóteses diagnósticas, auxiliando os profissionais na Estomatologia Clínica, com base em dados sobre a prevalência das alterações de doenças, permitindo ao profissional estimar a possibilidade de encontrá-las na sua prática clínica. Observa-se, ainda, que as associações entre estudos epidemiológicos e estudos em Histopatologia são muito importantes para o fechamento do diagnóstico, classificação e indicação do tratamento mais adequado da doença; portanto, compete ao cirurgião-dentista desempenhar importante papel na prevenção e no diagnóstico precoce das lesões que se manifestam na cavidade oral, por manter contatos regulares com os pacientes e ser a boca um sítio de fácil acesso e de ampla visualização.

Sobre o diagnóstico oral, é CORRETO afirmar que:

a.

em pacientes refratários ao tratamento anterior, deve-se propor de imediato outra terapia, não havendo necessidade de reavaliar o diagnóstico.

b.

não há diferença entre a Disfunção Temporomandibular (DTM) miogênica ou artrogênica, pois ambas podem apresentar ruídos articulares do tipo estalido ou crepitação.

c.

a Disfunção Temporomandibular (DTM) pode ser identificada como uma das maiores dores orofaciais odontogênicas.

d.

a dor oncológica não deve ser incluída no diagnóstico diferencial de pacientes com dor orofacial inexplicável ou intratável.

e.

o diagnóstico de dor por câncer na região orofacial é realizado por exclusão e somente deve ser considerado, quando todas as causas óbvias e comuns para a dor forem extensamente investigadas e excluídas.  CORRETA




1 resposta(s)

User badge image

Gabriela Cabói

Há mais de um mês

o diagnóstico de dor por câncer na região orofacial é realizado por exclusão e somente deve ser considerado, quando todas as causas óbvias e comuns para a dor forem extensamente investigadas e excluídas. 

CORRETA


o diagnóstico de dor por câncer na região orofacial é realizado por exclusão e somente deve ser considerado, quando todas as causas óbvias e comuns para a dor forem extensamente investigadas e excluídas. 

CORRETA


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes