Buscar

Quais os principais avanços de Bandura em relação à teoria de Skinner, e as implicações e contribuições práticas para o ensino-aprendizagem?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Albert Bandura foi um importante psicólogo que contribuiu para a área da aprendizagem social. Em relação à teoria de Skinner, Bandura propôs uma abordagem que enfatiza a importância da observação e do aprendizado por meio de modelos. Enquanto Skinner enfatizava o papel do ambiente externo e do reforço na aprendizagem, Bandura argumentava que os indivíduos também aprendem por meio da observação de outras pessoas. Uma das principais contribuições de Bandura foi a teoria da aprendizagem social, que destaca a importância dos modelos na aprendizagem. Segundo essa teoria, as pessoas aprendem observando o comportamento de outras pessoas e as consequências desse comportamento. Isso significa que os modelos podem influenciar o comportamento e a aprendizagem dos indivíduos. No contexto do ensino-aprendizagem, as implicações práticas dessa teoria são diversas. Por exemplo, os educadores podem utilizar modelos positivos para ensinar novas habilidades aos alunos, demonstrando o comportamento desejado e as consequências positivas associadas a ele. Além disso, a teoria de Bandura destaca a importância do reforço vicário, ou seja, das consequências observadas em outras pessoas, para a aprendizagem. Portanto, os educadores podem utilizar exemplos de sucesso e modelos de comportamento adequado para motivar e engajar os alunos. Em resumo, os principais avanços de Bandura em relação à teoria de Skinner estão relacionados à importância da observação e do aprendizado por meio de modelos na aprendizagem social. Essa abordagem tem implicações práticas significativas para o ensino-aprendizagem, permitindo que os educadores utilizem modelos positivos e reforço vicário para promover a aprendizagem dos alunos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais