Buscar

Explique a diferença entre uma grandeza escalar e uma vetorial, cite dois exemplos de cada.

Na Física, as grandezas podem ser vetoriais ou escalares, devido as suas características e aplicações. Tendo em vista essa afirmação, explique a diferença entre uma grandeza escalar e uma vetorial, cite dois exemplos de cada.

💡 2 Respostas

User badge image

Julia Martins

Grandezas escalares são aquelas que podem ser escritas na forma de um número, seguido de uma unidade de medida

Grandezas vetoriais precisam ser expressas por um número (módulo), uma direção, um sentido e uma unidade de medida. 

0
Dislike0
User badge image

Kim Cho

Algumas grandezas físicas, como tempo, temperatura, massa, densidade e carga elétrica, podem ser descritas por um único número com uma unidade. Porém, outras grandezas importantes possuem uma direção associada com elas e não podem ser descritas por um único número. Um exemplo simples de grandeza que possui direção é o movimento de um avião: para descrever completamente seu movimento, não basta dizer com que velocidade ele se desloca; é necessário dizer a direção de seu movimento. A velocidade do avião, combinada com a direção do movimento, constitui uma grandeza chamada velocidade. Outro exemplo é a força, que na física significa a ação de empurrar ou puxar um corpo. Descrever completamente uma força significa fornecer não apenas o quanto a força empurra ou puxa um corpo, mas também a direção dessa força. Quando uma grandeza física é descrita por um único número, ela é denominada grandeza escalar. Diferentemente, uma grandeza vetorial é descrita por um módulo que indica a “quantidade” ou o “tamanho” do vetor, juntamente com Aplicação Temperatura escalar, vento vetorial O nível de conforto em um dia de vento depende da temperatura, uma grandeza escalar que pode ser positiva ou negativa (digamos, +5 ºC ou –20 ºC), mas não possui direção. Também depende da velocidade do vento, que é uma grandeza vetorial, que possui módulo e direção (por exemplo, 15 km/h vindo do Oeste). Book_SEARS_Vol1.indb 11 02/09/15 6:28 PM 12 Física I uma direção e um sentido no espaço. Os cálculos envolvendo uma grandeza escalar são feitos pelas operações aritméticas normais. Por exemplo, 6 kg 3 kg 9 kg ou 4  2 s 8 s. Contudo, os cálculos que envolvem vetores necessitam de operações específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais