Buscar

Atividade 3 - Laboratório de Redes de Computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Laboratório de Redes de Computadores
Uma rede de computadores local (LAN) possui um grande segmento de rede. Essa empresa está localizada no ramo da educação e conta com um ambiente de rede exclusivo para os cursos de Computação, o qual os alunos têm acesso a todos os recursos e ferramentas e fazem testes na rede. Mas isso tem causado problemas em outros computadores que não são ligados ao curso de computação
Um problema recorrente é a degradação do desempenho da rede, o que tem incomodado o setor de administração da rede, que precisa de uma solução para o problema de broadcast, que é a propagação de um pacote de rede por toda a rede, diminuindo consideravelmente o desempenho dos computadores.
Para a resolução do problema, a faculdade decidiu investir na infraestrutura da rede. Para tanto, comprou alguns switches com VLAN. A equipe de TI da faculdade planejou e configurou os switches, para que os cursos de computação fiquem isolados do restante dos cursos.
No estudo dos switches, para realizar as melhores práticas de gerenciamento e configuração, viram que as VLANs, usando o protocolo VTP, poderiam ser a configuração necessária nesse momento, e então colocaram o plano em prática, mas, antes, apresentaram um projeto técnico para a direção da faculdade.  Após apresentar o projeto de rede local virtual, que utiliza conceitos de VLAN em sua infraestrutura de rede, foi indagado, por um dos diretores a responder o seguinte questionamento: Qual a importância da VLAN com VTP para a interligação de segmentos de rede?
Resposta:
O VTP é um protocolo de camada 2 usado para manter a configuração de VLANs consistente em toda a rede. O VTP é responsável por gerenciar as VLANs, criando, excluindo e renomeando as VLANs existentes na rede. Em uma rede de switches sem o protocolo VTP, o administrador da rede deve criar VLANs para cada switch da rede. O que, dependendo do número de dispositivos e VLANs, pode ser uma tarefa muito difícil. Além disso, com a grande quantidade de configuração necessária, fica vulnerável a erros na configuração ou erro humano ao inserir essa configuração na máquina.Com o VTP, essa tarefa é bastante reduzida, pois o administrador inserirá as informações de uma só vez. , para o servidor VTP, que terá a tarefa de distribuir e sincronizar essas informações para outros switches da rede. Além de reduzir a carga de trabalho, esse método evita erros de configuração, pois toda a configuração de criação de VLANs pode ser feita apenas no switch VTP Server.

Continue navegando