Buscar

Parada para a Prática – Aula 04 - Cálculo Atuarial

Pergunta 1 (0.2 pontos)

 








Leia o trecho a seguir:

 

"a. A hipótese deve estar adequada ao risco que está sendo avaliado […];

b. Não se deve antecipar ou postergar a utilização de uma hipótese com o objetivo de gerar ganhos ou perdas atuariais cumulativas sobre o período de avaliação;

c. Formalização das informações que servirão de base para a avaliação da hipótese pelos patrocinadores, quando aplicáveis".

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA – IBA. Norma atuarial n° 1. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.atuarios.org.br/docs_old/normaauditoriaefpc.pdf>. Acesso em: 14/08/2019. (Adaptado).

 

O fragmento apresenta-nos uma noção de que as hipóteses, bem como os riscos, devem estar adequados de acordo com orientações pré-determinadas pelo atuário. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, é correto afirmar que:

Opções de pergunta 1:


a) 

a hipótese determina, diretamente, o valor do prêmio a ser pago pelo seguro contratado.


b) 

um seguro é determinado pela hipótese econômica ou financeira.


c) 

um risco possui diretamente uma hipótese, que, por sua vez, está desassociada de outras hipóteses de naturezas distintas.


d) 

a avaliação do risco envolvido na apólice contratada é independente da influência das hipóteses avaliadas.


e) 

as hipóteses devem corroborar e auxiliar a determinação do prêmio mensal pago para cada tipo de risco envolvido na apólice de seguro.

Pergunta 2 (0.2 pontos)

 








Leia o trecho a seguir:

 

"Assinalar a inobservância, no plano de benefícios auditado, de bases técnicas ou princípios de boa técnica atuarial, ainda que com fundamento legal ou regulamentar, quantificando seus efeitos sobre os indicadores de solvência, ou indicando as razões que impedem essa quantificação".

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA – IBA. CPA n° 017 – auditoria atuarial e de benefícios supervisionadas PREVIC. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.atuarios.org.br/uploads/documentos/CPA%20Auditoria%20Atuarial%20EFPC_versao%20para%20AP%20-%20CPA%20017.pdf>. Acesso em: 17/08/2019. (Adaptado).

 

Para atuar em uma determinada profissão, é preciso seguir orientações básicas, de modo a conferir seriedade e qualidade ao trabalho desenvolvido. Assim, e considerando os conteúdos estudados, é correto afirmar que assinalar a inobservância de bases técnicas ou de princípios da prática atuarial é:

Opções de pergunta 2:


a) 

uma das orientações voltadas para o ofício de atuário de natureza ética.


b) 

uma orientação técnica para o ofício de atuário, isentando qualquer comportamento ético por parte de quem exerce a função.


c) 

uma indicação voltada a moral do serviço do atuário, sem conexão com a obrigatoriedade de uma ação.


d) 

uma indicação acerca de falhas para o responsável atuário, tais como a ausência de documentação técnica.


e) 

uma orientação moral para o ofício de atuário, sem qualquer qualidade ética envolvida.

Pergunta 3 (0.2 pontos)

 








Leia o trecho a seguir:

 

"a) expressar com clareza sua opinião, de acordo com as normas e procedimentos de auditoria aplicáveis nas circunstâncias; b) assinalar expressamente fatos que produzam ou possam vir a produzir efeitos significativos sobre os resultados atuariais do plano de benefícios auditado relacionados aos itens auditados pelo atuário independente; c) assinalar a existência de qualquer informação relevante que saiba incompleta, inverídica ou falsa, que prejudique o entendimento e a análise do assunto que está examinando ou da situação técnica e financeira do plano de benefícios auditado, quando relacionado às atividades […]".

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA – IBA. 

CPA n° 017 – auditoria atuarial e de benefícios supervisionadas PREVIC

. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.atuarios.org.br/uploads/documentos/CPA%20Auditoria%20Atuarial%20EFPC_versao%20para%20AP%20-%20CPA%20017.pdf>. Acesso em: 17/08/2019. (Adaptado).

 

Toda profissão regulamentada possui padrões básicos para sua atuação no mercado. Deste modo, a função de atuário também possui orientações essenciais no que tange ao desenvolvimento de suas atividades, bem como na elaboração de documentos técnicas inerentes aos seus serviços. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, pode-se dizer que os pontos levantados pelo trecho referente à CPA n. 017 designam:

Opções de pergunta 3:


a) 

orientações mínimas para a elaboração de um estudo previdenciário.


b) 

orientações básicas para a elaboração de uma nota técnica atuarial específica de um resseguro.


c) 

orientações básicas para a elaboração de um relatório de auditoria atuarial.


d) 

orientações essenciais para a elaboração de uma nota técnica atuarial específica de planos de saúde.


e) 

orientações para as condições mínimas exigidas para um contrato de seguro automotivo.

Pergunta 4 (0.2 pontos)

 








Leia o trecho a seguir:

 

"A auditoria deverá compreender [...] se o conjunto das informações apresentadas nas demonstrações atuariais e demais documentos atuariais oficiais é condizente com o conhecimento do atuário independente sobre as práticas operacionais da entidade, que sejam de abrangência atuarial".

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA – IBA. 

CPA n° 017 – auditoria atuarial e de benefícios supervisionadas PREVIC

. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.atuarios.org.br/uploads/documentos/CPA%20Auditoria%20Atuarial%20EFPC_versao%20para%20AP%20-%20CPA%20017.pdf>. Acesso em: 17/08/2019. (Adaptado).

 

Os serviços atuariais foram normatizados a partir do estabelecimento de um comitê específico, chamado de Comitê de Pronunciamentos Atuariais. Dessa forma, desde os elementos básicos para a elaboração de documentos técnicos atuariais até o modo como se procede na função, pode-se notar que tal profissão possui um código que lhe confere qualidade no serviço prestado. Considerando essas informações e os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A auditoria atuarial é de fundamental importância para os serviços de contabilidade atuarial e confere qualidade a eles.

Porque:

II. Por meio deste trabalho, é possível identificar erros e, assim, garantir segurança no serviço atuarial prestado.

Opções de pergunta 4:


a) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


b) 

As asserções I e II são proposições falsas.


c) 

A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.


d) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e II é uma proposição falsa.


e) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, porém uma não justifica a outra.

Pergunta 5 (0.2 pontos)

 








Leia o trecho a seguir:

 

"Os planos de saúde suplementar podem abranger ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia, odontológico, referência, ambulatorial com hospitalar e obstetrícia, ambulatorial com hospitalar e sem obstetrícia, ambulatorial com hospitalar e odontológico, ambulatorial com hospitalar sem odontológico, entre outros".

CORDEIRO, A. F. Cálculo atuarial aplicado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

 

O fragmento descreve quais serviços, por exemplo, uma carteira de plano de saúde suplementar pode oferecer. Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as funções de um atuário, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A descrição do conjunto de serviços que um plano de saúde pode conter devem estar descritos em uma nota técnica específica para o plano contratado.

Porque:

II. Cabe ao prestador do serviço de saúde considerar a precificação e destacar na nota técnica a metodologia utilizada para o cálculo.

 

A seguir, assinale a alternativa correta:

Opções de pergunta 5:


a) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


b) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


c) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


d) 

As asserções I e II são proposições falsas.


e) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


💡 1 Resposta

User badge image

Fatima Damaceno

Indique a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais