Buscar

Sistema Tegumentar

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e pode representar um percentual importante do peso corpóreo total. Normalmente é considerado que a pele ou tegumento é composta por três camadas, e entre elas está a derme, onde se encontra uma série de estruturas importantes para o funcionamento normal do organismo. Disserte sobre a derme e suas características. 

Respostas

82 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Carla Olivé

A derme é a camada média da pele, grossa, elástica, mais firme, composta por duas sub-camadas:

  • A camada inferior (ou stratum reticulare): uma área grossa e profunda, que forma uma fronteira líquida com a subcutânea.
  • A camada superior (ou stratum papillare): forma uma fronteira definida, em forma de onda, com a epiderme.

A derme consiste numa camada superior grossa na subcutânea e uma camada inferior na forma de uma onda na epiderme.

Os principais componentes estruturais da derme são: colágeno e elastina, tecidos conjuntivos, que dão força e flexibilidade e são os componentes vitais para a saúde e a juventude da pele. Estas fibras estão impregnadas de uma substância tipo gel (contendo ácido hialurônico), que tem alta capacidade de fixar a água e contribuir para manter o volume da pele.

O estilo de vida e fatores externos tais como o sol e mudanças de temperatura têm um impacto nos níveis de colágeno e elastina e na estrutura da substância adjacente. À medida que envelhecemos, nossa produção natural de colágeno e elastina declina e diminui a capacidade da pele para fixar água. A pele parece menos tonificada e aparecem as rugas. Leia mais em fatores que influenciam a pelecomo o sol afeta a pele e envelhecimento da pele.

A derme desempenha um papel chave protegendo o corpo das influências irritantes externas, assim como alimenta as camadas mais externas da pele por dentro:

  1. Sua textura grossa e firme ajuda a amortecer os golpes externos e, quando ocorre algum dano, ela contém tecidos conjuntivos como fibroblastos e mastócitos que curam as feridas.
  2. Ela é rica em vasos sangüíneos que nutrem a epiderme enquanto retiram resíduos. 
  3. As glândulas sebáceas (que distribuem sebo ou óleo à superfície da pele) e as glândulas sudoríparas (que distribuem água e ácido láctico à superfície da pele) estão localizadas na derme. Estes fluidos combinam entre si para compor a camada hidrolipídica.

A derme também contém:

  1. Vasos linfáticos
  2. Receptores sensoriais.
  3. Raízes pilosas: o extremo bulboso do fio de cabelo, onde o cabelo se desenvolve.


0
Dislike0
User badge image

Karolayne Miranda

muuuito bom

0
Dislike0
User badge image

Luiza Ferreira

A derme é um tecido conjuntivo frouxo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Mais espessa na palma das mãos e plantas dos pés, possui papilas dérmicas e corpúsculos de Meissner (corpúsculos responsáveis pela sensação do tato) entre outros. A função da pele é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.


As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.


A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.

São estruturas encontradas na derme:


- Vasos Sanguíneos;


- Glândulas Sudoríparas;


- Glândulas Sebáceas;


- Folículo Espinhoso;


- Vasos Linfáticos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina