Buscar

Sobre os festivais de música promovidos por canais de televisão brasileiros, da metade dos anos 60 ao início dos anos80? galera me ajuda!!

💡 3 Respostas

User badge image

Gleison Vidal

Sim
0
Dislike1
User badge image

Tiago Ribeiro

A) Caetano Veloso e Gilberto Gil apresentaram canções que seriam ponto de partida para o movimento chamado Tropicalismo
A música tradicional do nordeste brasileiro passou a ser apreciada em todo o País a partir das apresentações de Luiz Gonzaga nos festivais.
B
O movimento da Bossa Nova tornou-se mundialmente reconhecido a partir das apresentações, nos festivais, de canções que viriam a se tornar clássicos da MPB, como “Chega de Saudade”, “Desafinado” e “Samba de uma Nota Só”.
C
O gênero canção de protesto, com letras politicamente engajadas, era frequente nos festivais e, entre seus principais representantes, estavam Chico Buarque e Geraldo Vandré.
D
Em contraponto ao gênero canção de protesto, Ary Barroso e Assis Valente apresentaram músicas que enalteciam as qualidades do País, como “Aquarela do Brasil”, “Isto aqui o que é?” e “Brasil Pandeiro”.
0
Dislike0
User badge image

Ângelo Netto

Alguns que me recordo são:

  • Festivais da Canção (TV Excelsior/TV Record e TV Globo) em 1965 onde Elis Regina ficou em primeiro lugar interpretando a canção "Arrastão".
  • Festival Nacional de Musica Popular Brasileira (TV Record) em 1966 onde aconteceu um empate em primeiro lugar com Jair Rodrigues e Nara Leão.
  • Terceiro Festival Internacional da Canção (TV Globo) em 1968, quando foi instalado o AI-5 e a total censura, o vencedor da edição foi Geraldo Vandré com a canção que se tornou um hino de representatividade naquele momento, "Para não dizer que não falei das flores".
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais