Buscar

O efeito anti-hipertensivo

O efeito anti-hipertensivo proveniente do bloqueio do receptor AT1 da Angiotensina II e da inibição da enzima conversora da Angiotensina é devido à ação de quais fármacos e quais são as principais reações diversas descritas

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Henrique Alves

A pressão arterial (PA) pode elevar-se silenciosamente e só produzir sintomas quando em níveis muito elevados. No entanto, sendo duradoura, mesmo em níveis menores ela causa danos ao organismo. Por exemplo, a hipertensão arterial sistêmica é a responsável mais frequente pelas doenças cardiovasculares e por eventos cardiovasculares fatais e não fatais. A ação hipotensora é, pois, protetora da saúde.

 

A elevação da pressão arterial pode dar-se basicamente por um aumento da resistência vascular periférica por um débito cardíaco aumentado. Os medicamentos anti-hipertensivos atuam em um ou outro desses dois fatores, ou em ambos.

 

O mecanismo de ação dos anti-hipertensivos irá depender da classe à qual pertencem. Há pelo menos cinco classes de anti-hipertensivos, a saber: (1) os diuréticos; (2) os β-bloqueadores adrenérgicos; (3) os bloqueadores do canal de cálcio; (4) os vasodilatadores e (5) os inibidores da enzima conversora da angiotensina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais