Buscar

Quem foi Emilio Henrique Baumgarten e qual sua importância para engenharia e arquitetura brasileira?

💡 5 Respostas

User badge image

Roniery Tavares

Emílio Henrique Baumgart destacou-se como engenheiro projetista inovador, vindo a receber o título de "Pai do Concreto Armado" pelos profissionais do ramo no Brasil. Morreu com a idade de 54 anos, vítima de ataque cardíaco, ao sair de casa para o trabalho.

1
Dislike0
User badge image

Vinicius Lopez

Emílio Baumgart foi um autêntico teuto-brasileiro, nascido em Blumenau no ano de 1880, filho do alemão Gustav Baumgart e a sua mãe Mathilde, que foi filha de Emílio Odebrecht, o primeiro desta família no Brasil. Daí porque o prefeito de Blumenau, Curt Hering, batizou com o nome de Emílio Baumgart a ponte, no então distrito de Indaial.

Seus projetos estruturais abriram novas perspectivas para a utilização do concreto armado, tendo sido autor do cálculo estrutural de obras pioneiras da engenharia brasileira. Dois de seus projetos tiveram significado mundial: o edifício A Noite, na praça Mauá RJ, que com seus 24 andares se tornou na época o mais alto do mundo em estruturas de concreto armado; e a ponte sobre o rio do Peixe, entre Erval e Cruzeiro, hoje denominada Emílio Baumgart (como a indaialense), com o maior vão livre conhecido na época (68m). Foi executada por um método revolucionário devido a sua altura excessiva e às repetidas cheias, a concretagem foi feita da margem para o centro em balanços progressivos, sem auxílio de andaimes e escoramentos, fato inédito na história do concreto armado. Sua obra de calculista inclui ainda o Hotel Glória, o Copacabana Palace, o Teatro João Caetano e o primeiro hangar construído no Rio de Janeiro, no Campo dos Afonsos(2).

Emílio Baumgart também executou os cálculos estruturais do então Ministério da Educação, prédio na cidade do Rio de Janeiro que, até 1961, foi a sede deste ministério. Hoje tem o nome oficial de Palácio Gustavo Capanema, marco arquitetônico da cidade, começou a ser construído em 1938 a pedido do Ministro Gustavo Capanema para se tornar a nova sede do Ministério da Educação e Saúde. O edifício representa um dos mais importantes projetos da década de 1930 (3).

O tempo áureo da construção de vias de comunicação em Blumenau foram os governos de Paulo Zimmermann e Curt Hering. Em Rio do Sul foi construída a grandeponte de cimento “Curt Hering”. Em 10 de outubro de 1926, foi inaugurado pelo Dr. Vítor Konder, presidente do Conselho Municipal de Blumenau, que representava no ato o Governador do Estado, a ponte de Indaial sobre o rio Itajaí-açú. É construída em cimento armado sobre 4 pilares, com 5 arcos, a 6,90m. acima do nível normal do rio, com comprimento de 175 m. e a largura de 6 m. Esta ponte também leva seu nome (4).

A equipe do Site de Indaial, ciente de que deve prestar as informações com a responsabilidade que bem cabe a um veículo de comunicação moderno e ágil como a internet, vem através da presente pesquisa, confirmar através de fotografias e documentos o nome de Emílio Baumgart ( e não Baumgarten ). Doravante, a comunidade indaialense deverá comprometer-se a divulgar corretamente o nome da Ponte dos Arcos. Pois faz parte da cultura de um povo, a preservação das suas instituições e da sua memória, tanto quanto escrevê-la e retransmití-la às futuras gerações empregando os nomes de modo certo e verdadeiro.

Além de todos os documentos pesquisados encontra-se também na cidade de Blumenau, na praça da Fonte Luminosa uma homenagem em forma de busto e placa.

0
Dislike0
User badge image

rubia siqueira

Emílio Henrique Baumgart nasceu no dia 25 de julho de 1889, em Blumenau. Filho do negociante Gustavo Baumgart e Matilde. O avô, Emílio Odebrecht, foi um dos colaboradores do Dr. Blumenau nos tempos de fundação da colônia. Concluiu os primeiros estudos em 1905. Cursou o primeiro e segundo ano ginasial em São Leopoldo (RS). Completou o curso secundário no Ginásio Santa Catarina, em Florianópolis. Seu curso foi brilhante e o atestado de conclusão destaca, no conjunto das matérias, a nota 10 “com distinção e louvor”. Aprovado em primeiro lugar no vestibular para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, iniciou o curso de engenheiro civil, o qual foi em parte custeado com o produto do seu trabalho como professor do Ginásio São Bento. Posteriormente, foi empregado em um escritório de engenharia. Casou-se em 1915 e teve dois filhos desse matrimônio. Sobrevieram-lhe dificuldades de ordem financeira que o obrigaram a suspender o curso por dois anos. Em 1919, porém, consegue o ambicionado diploma. De começo, foi grande a luta que teve de sustentar em meio às incompreensões e à má vontade de muitos colegas e mestres. Em arrojados cálculos e concepções realizou, entretanto, uma obra monumental. Foi o “pai” do concreto armado. Depois de sérias desconfianças e restrições aos projetos geniais de Baumgart, esse recurso tornou-se o principal fator para o enorme progresso da arquitetura. “O concreto armado”, diz um articulista, “grande propulsor da civilização, coisa em que toda a gente fala – até porque na cidade e nos campos, sobre ou sob a terra, por cima ou por baixo d’ água – está sempre presente, é mais uma criação de brasileiro” e, acrescentemos, de um catarinense, de um filho de Blumenau. São obras de Baumgart, além do Cine Palácio e do Edifício da “A Noite”, na época o mais alto do mundo, os planos e cálculos para a construção de obras arrojadíssimas, como a parede do Açude de Orós; a ponte Maurício de Nassau, em Recife; a Standard Piper, na Bahia; os hotéis Glória e Palace, no Rio; o Hangar de Concreto do Campo dos Afonsos, com arcos de 100 metros de vão; a ponte de Joaçaba e muitas outras. Um dos seus biógrafos diz: “neste Rio monumental, onde se multiplicam os prédios de concreto armado, dir-se-ia que Emílio Baumgart mora em toda a parte: cada colosso que se ergue é, por assim dizer, uma homenagem ao seu trabalho, um monumento à sua memória”. Baumgart faleceu no Rio de Janeiro, em outubro de 1943.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas